PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de DEFESA: PAMELA YOLLE FARIA ADONA

DISCENTE : PAMELA YOLLE FARIA ADONA
DATA : 23/10/2023
LOCAL: Auditório do PPGSOF e https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-dissertacao-turma-2020

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA RESOLUÇÃO Nº 007/2018: EDUCAÇÃO
SUPERIOR PARA MIGRANTES NA UFRR

Refugiados e migrantes; acesso à educação superior; políticas afirmativas; evasão; UFRR

Este trabalho é uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Serão adotados os métodos quantitativos, como dados estatísticos dos alunos e outros, e qualitativos, como entrevistas no google forms com coordenadores dos cursos, professores e alunos do Programa. A Lei 9.474/97 define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, ficando assegurado aos refugiados o direito à educação universitária.
Posteriormente outras legislações estenderam tais direitos aos solicitantes de refúgios e imigrantes em situação de vulnerabilidade. As universidades devem oferecer serviços para facilitar a educação desse público-alvo, bem como políticas de assistência à permanência. Nesse intuito a UFRR criou através da Resolução nº 007/2018 CEPE o Programa de Acesso à Educação Superior da UFRR para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade. Nota-se através dos dados preliminares a falta de uma política institucional integradora e mecanismos de permanência para estes alunos. Assim, este trabalho abordará os conceitos referentes aos processos migratórias, legislações pertinentes e como ocorre o processo seletivo, mas principalmente, tentaráverificar quais os problemas e obstáculos para que esses alunos realizem o curso de graduação até sua conclusão.

Presidente - 1057477 - CARLA MONTEIRO DE SOUZA
Interno - 2567454 - FERNANDO CESAR COSTA XAVIER
Externa à Instituição - GIMIMA BEATRIZ MELO DA SILVA
Externa ao Programa - 3062251 - IANA DOS SANTOS VASCONCELOS - nullInterno - 2068316 - JOAO CARLOS JAROCHINSKI SILVA