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Banca de DEFESA: ROSIVAN NUNES GUIMARÃES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIVAN NUNES GUIMARÃES
DATA : 23/10/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Auditório do PPGSOF e https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-dissertacao-turma-2020
TÍTULO:

QUE ACOLHIMENTO É ESSE? 

MIGRANTES VENEZUELANOS NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL DE BOA VISTA RR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Migração. Interculturalidade. Acolhimento.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A concentração significativa de venezuelanos na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, decorrente de uma importante crise de ordem multifatorial na Venezuela nos últimos anos tem evidenciado uma preocupação no contexto dos serviços de educação, em especial nas relações do discente migrante nas estruturas educacionais, com os atores que compõe todo o sistema de ensino local. E nessa perspectiva há uma inquietação sobre a prática do acolhimento neste cenário, exclusivamente o nicho que compreende o ensino médio da escola estadual Maria das Dores Brasil da capital Boa Vista. Considera-se que a ação de “acolher” não tem só um momento específico para acontecer, nem depende exclusivamente de um agente. Esse referido acolhimento trata-se do compromisso de resposta às necessidades do aluno migrante. Está na forma que se organiza a escola enquanto gestão, a qual deve construir um espaço plural e acolhedor, na relação que estabelece o aluno brasileiro com o aluno migrante, e na práxis do professor, desde o momento que inicia até o encerramento de suas aulas, sempre levando em consideração a presença de discentes que estão iniciando suas vidas numa cultura, país e língua diferentes. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo do acolhimento de discentes venezuelanos em uma escola estadual de Boa Vista/RR à luz das implicações socioculturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se apoiou nos recursos metodológicos da História Oral, para documentar no contexto migratório os relatos de pessoas ou grupo de pessoas referente as suas experiências de vida, que se desenvolveu em um espaço educacional da escola estadual Maria das Dores Brasil de Boa Vista, capital de Roraima. Participaram da pesquisa: equipe gestora da escola, docentes e discentes de nacionalidade brasileira, haja vista que estes são os principais atores envolvidos nesse processo de recepção e contato inicial; além de discentes oriundos da Venezuela. Os pesquisados foram abordados e, mediante aceite em participar do estudo, será aplicado uma entrevista semiestruturada. Após a materialização das informações coletadas, foi realizado a transcrição literal da narrativa do entrevistado, seguindo assim para a análise do documento oriundo da entrevista. Os resultados da pesquisa de campo constataram que a implementação do acolhimento para alunos migrantes e dos processos que envolve as interações socioculturais se dão de maneira fragmentada, podendo ser melhoradas com discussões, debates e ações que levem em consideração a interculturalidade e compreendam os sujeitos discentes como protagonistas dessa mudança.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.803.088-** - ADRIÁN JOSÉ PADILLA FERNÁNDEZ - NENHUMA
Interna - 1057477 - CARLA MONTEIRO DE SOUZA
Externa ao Programa - 1871322 - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN - nullInterna - 1576477 - MARCIA MARIA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - NORAH SHALLYMAR GAMBOA VELA
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 09:47
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