PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA LIMA MEDEIROS

DISCENTE : ALESSANDRA LIMA MEDEIROS
DATA : 25/11/2023
LOCAL: https://m.teamlink.co/3275374835

De onde vem o medo de falar de gênero nas escolas de Boa Vista/RR?

Estudos de gênero. Ideologia de gênero. Infância. Direitos Humanos.

Este Projeto de Pesquisa realizado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima será um estudo interdisciplinar que abrangerá os estudos de gênero com o propósito de apresentar as estratégias de poder em Boa Vista/RR que causam mobilização moral em torno do uso do conceito “gênero” na comunidade escolar, a partir de um contexto marcado por retóricas antigênero. Nos últimos anos, a sociedade brasileira se encontra em um cenário políticodiscursivo com grupos conservadores e reacionários submetendo o uso do termo “ideologia de gênero” para fins políticos e morais contra a População, em especial no contexto roraimense. Essa contraofensiva possui origem no seio da Igreja Católica, servindo de enredo para outras religiões, organizações não governamentais e programas educacionais com a intenção de barrar o avanço dos direitos humanos em favor da manutenção da ordem patriarcal. De 2017 a atualidade, Roraima apresentou esforços legislativos e ações políticas com a intenção de suprimir abordagens de educação sobre gênero e sexualidade nas escolas. Essa conjuntura reacionária demonstra ataques ao direito à educação, a informação e ao bom exercício da democracia, assim como apresenta elementos que estruturam retóricas produtoras de pânico moral e medo na vivência da sociedade e que podem ser observadas em nível microssociológico. Por isso, esse estudo problematizará se essas ações políticas e sociais com tentativa de obstruir a perspectiva de equidade de gênero em Roraima têm como objetivo a manutenção e proteção da ordem patriarcal que favorece o poder local como motivação de estratégica política por apoiadores conservadores na sociedade local. Orientada pela metodologia qualitativa, utilizará de pesquisas exploratórias para aprofundamento do tema, de elaboração de conceitos e de definições fundamentadas nos estudos de gênero a luz das ciências humanas. Deste modo, será preciso buscar informações em projetos de leis, planos estaduais e municipais de Educação, eventos relacionados ao tema e manchetes de jornais. Os resultados contribuirão para análise das disputas e dos interesses de poder no cenário político, e seus reflexos diante da defesa da democracia, considerando as lacunas persistentes quanto à ordem patriarcal na manutenção da ordem desigual em Roraima.

Externo ao Programa - 3273619 - BENEDITO CARLOS COSTA BARBOSA - nullPresidente - 3139294 - DOUGLAS VERBICARO SOARES
Externa ao Programa - ***.589.924-** - JHÉSSICA LUARA ALVES DE LIMA - UFC
Interno - ***.636.659-** - JOÃO PAULO ROBERTI JUNIOR - UFSC