PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de DEFESA: ADRIEL RUANO PAZ E SILVA

DISCENTE : ADRIEL RUANO PAZ E SILVA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Auditório do PPGSOF

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE CASO DA ATIVIDADE SOCIAL PESCAR COM GARRAFA PET NO IGARAPÉ DE CANAUANIM

Atividade Social. Criança Indígena. Conhecimentos tradicionais. Método Indutivo Intercultural.

O presente estudo busca através de um estudo de caso compreender como os conhecimentos indígenas se relacionam no ensino de ciências para os alunos do Ensino Fundamental 1, estudantes da Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete de Canauanim, comunidade indígena localizada aproximadamente 25 km da capital Boa Vista-RR, na Terra Indígena Canauanim, Região Serra da Lua, município de Cantá. Este estudo parte de uma atividade social das crianças, que é pescar no igarapé com garrafa PET. Nesse sentido, o Método Indutivo Intercultural – MII, nos ajudará a explicitar os conhecimentos indígenas envolvidos nessa atividade. O MII foi desenvolvido por Jorge Gasché e se fundamenta na Teoria de Vygotsky, a Teoria da Atividade, que defende que o desenvolvimento do ser humano se dá através da necessidade de uma relação com o meio o qual o ser humano está inserido, sendo, portanto, a personalidade produzida pelas relações sociais que o ser humano estabelece por sua atividade e se constitui como um processo avançado de desenvolvimento. Dessa maneira, o MII visa explicitar os conhecimentos indígenas na execução de suas atividades com a natureza e em sociedade, o que Gasché chama de sociotureza. Além do estudo de caso, utilizaremos na pesquisa o método etnográfico, visando descrever as principais atividades realizadas pelas crianças indígenas. Nesse sentido, será construído um calendário socionatural das crianças da referida comunidade, utilizado para analisar como as atividades do estudante são formadas a partir de suas relações sociais com a comunidade e com a natureza. Será verificado ainda, como os professores indígenas tem trabalhado o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental 1, tendo em vista que o atual currículo escolar indígena é posto a partir de uma visão pedagógica ocidental, onde os conhecimentos indígenas não são levados em consideração, uma vez que, o colonialismo do saber tem permanecido até os dias de hoje como uma roupagem diferente.

Externa ao Programa - ***.796.317-** - PATRICIA COSTA - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 16:00