BIBLIOTECA DO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO - CEM XXXII PROF. SEVERINO GONÇALO GOMES CAVALCANTE: PERSPECTIVA SOBRE UM ESPAÇO PARA ABORDAGEM DE INCLUSÃO SOCIAL
Biblioteca escolar; Incentivo à leitura; Educação básica.
O presente trabalho, analisa as práticas de leitura da Biblioteca da escola Estadual Professor Severino Cavalcante como perspectiva sobre um espaço para abordagem de inclusão social. O objetivo geral foi de analisar as ações de incentivo à leitura promovidas pelo Programa Caminhada Literária - PECALI DO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO - CEM XXXII PROF. SEVERINO GONÇALO GOMES CAVALCANTE na perspectiva de inclusão social. Pautados nos objetivos específicos na proposta de: contextualizar o papel da biblioteca na escola para apoiar as práticas pedagógicas extracurriculares que estimulam ensino/aprendizado dos alunos; identificar as atividades de incentivo à leitura do Programa Estadual Caminhada Literária (PECALI) no contexto da Escola Estadual Professor Severino Cavalcante como atividade extracurricular na socialização do ensino e da aprendizagem; e mostrar as ações de leitura do PECALI promovido pela Secretaria de Educação e sua função nas escolas públicas para levar a leitura. O Enfoque qualitativo da pesquisa se apoia num método que permita a abordagem do real, esforçando-se para compreender o fato da historicidade, por analisar as práticas de leitura por meio da observação. A análise considerada nesse nível indutiva por parte da pesquisadora buscou auxílio nas fontes bibliográficas existentes. A participação da pesquisadora foi empírico-analítica, buscando não se envolver subjetivamente com as variáveis intervenientes, usando como aporte para a análise, instrumentos de coleta empregando fontes secundárias como documentos de órgão oficiais, relatórios da escola em questão, e projeto do PECALI e fontes bibliográficas para a interpretação e análise dos resultados obtidos. A questão do estudo pautou-se em quais são os benefícios proporcionados pelo Programa Caminhada Literária - PECALI no que tange ao estimulo à leitura no espaço escolar? Sendo assim, diante dos resultados a pesquisa mostra relevância de que o incentivo à leitura colabora tanto na vida social e intelectual, assim como, a leitura é uma forma de integrar e valorizar o aluno na escola, colabora para a diminuição da desigualdade social e facilita o aprendizado, a linguagem e escrita, favorecendo ainda, o estimule as interações sociais na escola. Portanto, a abordagem significa pensar em um mundo melhor de oportunidades para os alunos da educação básica de escolas públicas. Pois, a escola deve oportunizar a troca de conhecimento que favoreça o ensino aprendizado não só em sala de aula, mas também em ambiente não formal como biblioteca e sala de leitura.