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Banca de DEFESA: KATIA NASCIMENTO MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIA NASCIMENTO MEDEIROS
DATA : 17/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGSOF e https://conferenciaweb.rnp.br/events/defesa-de-dissertacao-turma-2022
TÍTULO:

 BIBLIOTECA DO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO - CEM XXXII PROF. SEVERINO GONÇALO GOMES CAVALCANTE: PERSPECTIVA SOBRE UM ESPAÇO PARA ABORDAGEM DE INCLUSÃO SOCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Biblioteca escolar; Incentivo à leitura; Educação básica.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

O presente trabalho, analisa as práticas de leitura da Biblioteca da escola Estadual Professor Severino Cavalcante como perspectiva sobre um espaço para abordagem de inclusão social. O objetivo geral foi de analisar as ações de incentivo à leitura promovidas pelo Programa Caminhada Literária - PECALI  DO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO - CEM XXXII PROF. SEVERINO GONÇALO GOMES CAVALCANTE na perspectiva de inclusão social. Pautados nos objetivos específicos na proposta de: contextualizar o papel da biblioteca na escola para apoiar as  práticas pedagógicas extracurriculares que estimulam ensino/aprendizado dos alunos; identificar as atividades de incentivo à leitura do Programa Estadual Caminhada Literária (PECALI) no contexto da  Escola Estadual Professor Severino Cavalcante como atividade extracurricular na socialização do ensino  e da aprendizagem; e mostrar as ações de leitura do PECALI promovido  pela Secretaria de Educação e sua função nas escolas públicas para levar a leitura. O Enfoque qualitativo da pesquisa se apoia num método que permita a abordagem do real, esforçando-se para compreender o fato da historicidade, por analisar as práticas de leitura por meio da observação. A análise considerada nesse nível indutiva por parte da pesquisadora buscou auxílio nas fontes bibliográficas existentes. A participação da pesquisadora foi empírico-analítica, buscando não se envolver subjetivamente com as variáveis intervenientes, usando como aporte para a análise, instrumentos de coleta empregando fontes secundárias como documentos de órgão oficiais, relatórios da escola em questão, e projeto do PECALI e fontes bibliográficas para a interpretação e análise dos resultados obtidos. A questão do estudo pautou-se em quais são os benefícios proporcionados pelo Programa Caminhada Literária - PECALI no que tange ao estimulo à leitura no espaço escolar? Sendo assim, diante dos resultados a pesquisa mostra relevância de que o incentivo à leitura colabora tanto na vida social e intelectual, assim como, a leitura é uma forma de integrar e valorizar o aluno na escola, colabora para a diminuição da desigualdade social e facilita o aprendizado, a linguagem e escrita, favorecendo ainda, o estimule as interações sociais na escola. Portanto, a abordagem significa pensar em um mundo melhor de oportunidades para os alunos da educação básica de escolas públicas. Pois, a escola deve oportunizar a troca de conhecimento que favoreça o ensino aprendizado não só em sala de aula, mas também em ambiente não formal como biblioteca e sala de leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 388046 - ANA LUCIA DE SOUSA
Externo ao Programa - 3273619 - BENEDITO CARLOS COSTA BARBOSA - nullPresidente - 3273392 - EVÂNIO MASCARENHAS PAULO
Externa à Instituição - JHÉSSICA LUARA ALVES DE LIMA - UFC
Externa ao Programa - 1286786 - MARILIA BARBOSA DOS SANTOS - nullInterno - 1912825 - RENNER COELHO MESSIAS ALVES
Notícia cadastrada em: 03/06/2024 15:52
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