CONHECIMENTO TRADICIONAL E O PROCESSO DE FORMAÇÃO SOCIAL DO JOVEM INDÍGENA TAUREPANG NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SOROCAIMA I, TERRA INDÍGENA SÃO MARCOS – RORAIMA
Educação Indígena. Formação Social. Teoria da Atividade. Método Indutivo Intercultural.
Este Projeto de Pesquisa realizado no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima apresenta a experiência da autora junto aos alunos da Escola Indígena Sarakayna, quanto a formação jovem indígena Taurepang no contexto da comunidade Sorocaima I, terra indígena São Marcos – Roraima, partindo do método indutivo intercultural em constante relação com os conhecimentos tradicionais e as atividades anuais que os jovens realizam durante o ano. Roraima, apesar de jovem, tem uma longa história de diversidade étnica, a qual contribuiu para torna-lo um estado diverso e multicultural. Sua conjuntura sociocultural e espacial, em fator da população indígena avigora a questão da diversidade étnica e intercultural, sobretudo no contexto das comunidades indígenas e especificamente, na comunidade Sorocaima I, reforçando a discussão em relação a essa temática. Haja vista que, em meio às circunstâncias dos efeitos da pós-modernidade, com a chegada de ideias de desenvolvimentos nas comunidades indígenas tem afetado diretamente na mudança dos jovens, podendo levar a perda da identidade cultural. O cotidiano escolar também vem sofrendo várias alterações, necessitando de reforma em seus métodos e conteúdos, volvendo-o para novas direções. O reconhecimento da ausência e emergência de políticas educacionais voltadas à interculturalidade e às consequências da aculturação nesse processo, bem como a promoção de debates sobre o impacto sociocultural deste movimento é necessário. A pesquisa pretende introduzir no Currículo da escola pesquisada um calendário socionatural desenvolvido a partir do contexto cultural dos povos Taurepang que habitam a localidade a fim de resgatar e desenvolver a consciência étnica e o respeito à cultura nos mesmos. Orientada pelo método indutivo intercultural, a pesquisa de campo será realizada com alunos da 1ª série do ensino médio, moradores e lideranças indígenas da comunidade.