Banca de DEFESA: CAROLINE GOMES COELHO NASCIMENTO

DISCENTE: CAROLINE GOMES COELHO NASCIMENTO
DATA: 07/04/2017
LOCAL: UFRR/CCT/Sala 528 – Bloco V - CCT/UFRR

O JOGO: PASSEANDO NA TERMODINÂMICA DO SISTEMA SOLAR PARA A APRENDIZAGEM DA TERMODINÂMICA

Aprendizagem, Galperin, Termodinâmica, Jogo Didático.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física

O professor de Física tem enfrentado na sua realidade uma grande dificuldade quando o assunto é o ensino, o que se fazer quando não se tem livros para todos, sem bibliotecas, laboratórios adequadamente, salas de aulas mais confortáveis e internet para pesquisas. No intuito de motivar o aluno, criando o gosto em aprender e estudar física, principalmente no conteúdo da Termodinâmica, na qual os alunos têm tantas dificuldades, elaboramos e construímos um jogo na forma de trilha com 60 casas, três tipos de cartas, dados e pinos com imagem de fundo para representar o nosso Sistema Solar, intitulado Passeando na Termodinâmica do Sistema Solar. Esse é feito com base nas dificuldades e curiosidades que alguns alunos possuem, uma ferramenta considerada alternativa para que o professor utilize na sala de aula criando uma dinâmica e interação socializada entre eles. Buscamos aqui, nesta pesquisa, o objetivo principal que é analisar a aprendizagem no conteúdo de Termodinâmica, utilizando o jogo “passeando na termodinâmica do sistema solar”, fundamentado pela teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin, nos estudantes do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima. Jogo teórico esse que, nos mostrará as etapas que os alunos irão passar ao longo do primeiro semestre de 2016, desde a etapa motivada (momento de motivação) até a mental, em cima dos conteúdos trabalhados de forma sistemática, realizando seminários seguidos de experimentos, além de exercícios de fixação e provas, a fim de identificarmos em qual ponto de partida os alunos se encontram por meio da Base Orientadora da Ação (BOA). As perguntas que compõem o jogo foram retiradas de livros didáticos fornecidos pelo Plano Nacional do Livro Didático, sítios de órgãos que produzem textos, artigos e livros sobre astronomia, para que não se torne um jogo inviável e difícil, como consta nos procedimentos e apêndices. Dos 38 alunos matriculados, apenas 34 puderam participar da aplicação do jogo, além de responder aos questionários de avaliação de ensino e aprendizagem e o jogo. Mesmo que a pesquisa seja do tipo qualitativa, os alunos se mostraram bastantes empenhados em realizar os experimentos e explicá-los de acordo com os conceitos científicos introduzidos em aulas anteriores. O jogo mostrou-nos, quantitativamente, que obteve o êxito esperado, no qual 85,3% dos alunos responderam sim, isto é, que aprender brincando foi uma boa ferramenta quanto à assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aula, elevando os parâmetros na qualidade das ações dos alunos, logo, para que haja uma efetivação excepcional, é necessário ser aplicado para as turmas seguintes do segundo ano do ensino médio, como também, estudantes de graduação em instituições de ensino superior.

Externo ao Programa - 1481516 - FABIOLA CHRISTIAN ALMEIDA DE CARVALHO
Interno - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO