Banca de DEFESA: BERLONE CONCEIÇÃO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERLONE CONCEIÇÃO DA COSTA
DATA: 19/07/2018
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 530-BLOCO V-CCT-UFRR
TÍTULO:

Uso de um dispositivo baseado no Efeito Seebeck como uma ferramenta alternativa para estudo da Termologia e das leis da Termodinâmica Aplicado ao Ensino de Física no Ensino Médio 


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de Física, Experimento, Termodinâmica, Termologia, Efeito  Seebeck


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física
RESUMO:

Esta dissertação foi desenvolvida ao longo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Roraima tendo como  linha de pesquisa “Processo de ensino e aprendizagem e utilização de experimento no estudo da termologia e da termodinâmica aplicado ao Ensino de Física” e teve como colaboradores 22 alunos da 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre José Monticone localizada na sede do município de Mucajaí Roraima, Brasil e 20 alunos da 2º ano da Escola Professor Venceslau Catossi localizada no interior do referido município . Essa estratégia de ensino teve como questão norteadora: Uso de um dispositivo baseado no Efeito Seebeck como uma ferramenta alternativa para estudo da Termologia e das leis Termodinâmica aplicado ao Ensino de Física no Ensino Médio produzirá aprendizagem nos alunos do segundo ano do ensino médio?  Para resolver o problema definiuse como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos da termologia e das leis da termodinâmica a partir do dispositivo gerador termoelétrico utilizando aula experimental fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel nos estudantes de segundo ano do ensino médio. Especificamente tem como finalidade identificar os conhecimentos prévios dos alunos como pronto de partida para o estudo da termologia e termodinâmica, construir e montar em sala o dispositivo Gerador Termoelétrico junto com os alunos e Avaliar os resultados da sequência didática contemplando a capacidade do dispositivo experimental em proporcionar um estudo minucioso dos fenômenos físicos como: temperatura; calor, equilíbrio térmico; efeito seebeck. Relacionar os conceitos termológicos e termodinâmicos ao cotidiano dos alunos com a utilização do dispositivo gerador termoelétrico. A metodologia de aplicação foi dividida em três fases distinta. Diante da estratégia de utilização do dispositivo como ferramenta didática foi observado que entre o levantamento Prévio e o pré-teste aplicado nas duas escolas, houve em média uma melhoria de 20% para ambas as turmas representando uma evolução na aprendizagem dos alunos. Por outro lado, entre o levantamento prévio e o pósteste foi observado um aumento na aprendizagem em média de 50% para ambas as turmas. Mostrando entre o pré-teste e o pós-teste uma diferença percentual em média de 30%, sendo que este percentual está relacionado a aplicação prática com o uso do dispositivo em sala. Deste modo, conclui-se que os discentes desenvolveram habilidades e competências nos conteúdo envolvendo os conceitos da termologia e as leis da termodinâmica. No que diz respeito ás etapas de aplicação da pesquisa, os alunos avançaram, aprenderam significativamente onde assimilaram o conteúdo indicando que adquiriram o conhecimento. A sequência didática, produto desta pesquisa também poderá auxiliar educadores e pesquisadores interessados em aprofundar esta proposta. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1573077 - ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 2489531 - MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO
Externo ao Programa - 2125305 - JOSE CARLOS TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/07/2018 11:15
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5