UMA PROPOSTA METODOLÓOGICA PAR A A INSERÇÃO DO MODELO DE VAN DER WAALS NO ESTUDO DOS GASES EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Ensino de Física, Gás Ideal, Modelo de van der Waals, Teoria de aprendizagem, Vygotsky.
Nessa dissertação de mestrado o principal objetivo é desenvolver uma metodologia para inserção do modelo de van der Waals no estudo dos gases em aulas de física do Ensino Médio, tendo em vista que, nesta etapa do aprendizado, o fenômeno dos gases é modelado com base em um gás ideal, representado pela conhecida equação de Clapeyron. Contudo, não representa o comportamento de um gás em sua totalidade. A importância do modelo de van der Waals está no fato de que ele é o que mais se aproxima da natureza do gás real. Sabe-se que existe atualmente na literatura alguns textos científicos que abordam o modelo de van der Waals, porém sem a preocupação de levar o referido conhecimento ao Ensino Médio dentro do contexto da física. Procura-se preencher essas lacunas, apresentando-se elementos que contribuam paraa inserção do ensino do modelo de van der Waals na educação básica. A pesquisa do aprendizado do referido modelo foi desenvolvida na Escola Estadual Gonçalves Dias com um total de 39 discentes participantes, sendo 15 do segundo ano e 24 do terceiro. Para a inserção do modelo utiliza-se como metodologia de ensino a resolução de problemas e experimentos demonstrativos, fundamentada nas teorias de Ausubel e Vygotsky. Utiliza-se como instrumento de transmissão deste saber um manual de apoio ao professor, composto de duas etapas, sendo a primeira constituída de três aulas que tratam das transformações gasosas, que servem de ideia-âncora, enquanto que a segunda, com cinco aulas, trata de inserir o modelo de van der Waals.