Banca de DEFESA: DULCE ANDREA UCHOA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DULCE ANDREA UCHOA DE OLIVEIRA
DATA: 08/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 530-BLOCO V-CCT-UFRR
TÍTULO:

UMA PROPOSTA METODOLÓOGICA PAR A A INSERÇÃO DO MODELO DE VAN DER WAALS NO ESTUDO DOS GASES EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de Física, Gás Ideal, Modelo de van der Waals, Teoria de aprendizagem, Vygotsky.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física
RESUMO:

Nessa dissertação de mestrado o principal objetivo é desenvolver uma metodologia para inserção do modelo de van der Waals no estudo dos gases em aulas de física do Ensino Médio, tendo em vista que, nesta etapa do aprendizado, o fenômeno dos gases é modelado com base em um gás ideal, representado pela conhecida equação de Clapeyron. Contudo, não representa o comportamento de um gás em sua totalidade. A importância do modelo de van der Waals está no fato de que ele é o que mais se aproxima da natureza do gás real. Sabe-se que existe atualmente na literatura alguns textos científicos que abordam o modelo de van der Waals, porém sem a preocupação de levar o referido conhecimento ao Ensino Médio dentro do contexto da física. Procura-se preencher essas lacunas, apresentando-se elementos que contribuam paraa inserção do ensino do modelo de van der Waals na educação básica. A pesquisa do aprendizado do referido modelo foi desenvolvida na Escola Estadual Gonçalves Dias com um total de 39 discentes participantes, sendo 15 do segundo ano e 24 do terceiro. Para a inserção do modelo utiliza-se como metodologia de ensino a resolução de problemas e experimentos demonstrativos, fundamentada nas teorias de Ausubel e Vygotsky. Utiliza-se como instrumento de transmissão deste saber um manual de apoio ao professor, composto de duas etapas, sendo a primeira constituída de três aulas que tratam das transformações gasosas, que servem de ideia-âncora, enquanto que a segunda, com cinco aulas, trata de inserir o modelo de van der Waals.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1461343 - ADRIANA FLACH
Interno - 1774374 - ELIEL ELEUTERIO FARIAS
Presidente - 2194293 - JOSEFA TEIXEIRA DE MENDONCA PACOBAHYBA
Notícia cadastrada em: 20/07/2018 18:15
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5