Banca de DEFESA: FRANCISCO RAFAEL DUARTE MACIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO RAFAEL DUARTE MACIEL
DATA: 16/08/2018
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 530-BLOCO V-CCT-UFRR
TÍTULO:

O USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL TRACKER COMO APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO VERTICAL DE MASSAS PONTUAIS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Movimento vertical; ensino e aprendizagem; experimentos; vídeos, Tracker. 


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma alternativa metodológica no processo de ensino e aprendizagem analisando o uso do software Tracker como ferramenta educacional no estudo do movimento vertical de massas pontuais no primeiro ano do ensino médio. Muitos alunos têm dificuldades de assimilar o conteúdo do assunto de movimento vertical devido não conseguirem visualizar de maneira clara o fenômeno físico envolvido no assunto. A pesquisa foi realizada em duas amostras de turmas distintas, uma pertencente a uma escola que se localiza em uma vila no interior do estado e a outra é de uma escola militarizada, localizada na capital de Roraima. A avaliação da metodologia pedagógica foi desenvolvida em 7 etapas, sendo a 1º, 2º e 3º destinadas a trabalhar com o assunto de maneira convencional e coletar dados para verificar a base de conhecimentos dos alunos. As etapas de 4º a 7º foram destinadas a trabalhar e analisar o uso do Tracker com os alunos, sendo que na 5º etapa, para que houvesse mais engajamento dos alunos, foi proposto que eles produzissem os vídeos de experimentos de lançamentos verticais e queda livre, na 6º etapa, com o uso do software, foram feitas análises detalhadas desses vídeos, esperando-se que os alunos compreendessem melhor os conceitos do assunto, visualizassem com mais clareza o fenômeno em questão e conseguissem usar melhor as equações matemáticas. Por fim, na 7º etapa foi realizada uma coleta de dados através de questionários aplicados aos alunos, para verificar se há indícios de melhora no aprendizado dos discentes quando eles fazem o uso do Tracker. Destaca-se que no método de verificação dos resultados, não foi executado um comparativo entre turmas diferentes, mas sim observado o desempenho das mesmas antes e depois da metodologia. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
Presidente - 1568509 - LUCIANO FERREIRA SILVA
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE DIAS MENEZES - UFJF
Notícia cadastrada em: 23/07/2018 14:56
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3