O USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO AUXÍLIO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE
MOVIMENTOS OSCILATÓRIOS
Ensino de Física; Física; Instrumentação para o ensino de Física
O objetivo deste projeto surgiu em decorrência da dificuldade
enfrentada, pelos docentes, em sala de aula para mostrar de maneira mais real
possível os fenômenos físicos. De posse desse propósito, decidimos propor e
validar uma simulação em Realidade Virtual (RV) de movimentos oscilatórios
visando auxiliar a resolução de problemas no ensino médio.
O primeiro passo dessa pesquisa foi estudar sobre teorias pedagógicas
relacionadas a resoluções de problemas que fomentassem de maneira sólida o
projeto e em seguida, pesquisar sobre ferramentas de desenvolvimento de
ambientes em RV acessível e de fácil manipulação.
Com o embasamento teórico consolidado e o software definido,
selecionamos o ramo e a ramificação do fenômeno físico no qual
desenvolvemos a simulação virtual, a qual visa ser utilizada nas aulas de física
do ensino médio.
O produto final foi avaliado e apresenta indícios de ser uma ferramenta
que auxilia professores e alunos no que tange a visualização e entendimento
de um fenômeno físico, tendo estes ainda a oportunidade de interagir com o
fenômeno.