Banca de DEFESA: VALDÊNIA ARAÚJO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDÊNIA ARAÚJO SANTOS
DATA: 19/08/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 04 NPPGCT
TÍTULO:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE

CINEMÁTICA, BOA VISTA –RR


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem significativa. Codificação dual. Experimentação. Múltiplas representações.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo, analisar a aprendizagem no
ensino de cinemática, Movimento retilíneo uniforme e Movimento retilíneo
uniformemente variado a partir do uso de uma sequência didática envolvendo o uso de múltiplas representações. Fazendo com que os alunos consigam interpretar e relacionar as representações entre si,verificando assim se houve a aquisição
do conhecimento e aprendizagem de maneira significativa. A fundamentação teórica dessa pesquisa é baseada na teoria da Codificação dual de Allan Paivio, onde o mesmo
aborda sobre o uso de múltiplas representações, com o propósito de atingir os dois sistemas cognitivos do aluno, o sistema verbal que lida diretamente com os aspectos linguísticos e o sistema não verbal que lida com objetos concretos, como imagens, eventos do cotidiano, experiências entre outras. Para trabalhar essa teoria buscou trabalhar em conjunto com a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que aborda a importância do aprendiz se dispor a aprender, assim co
mo valorizar os conhecimentos prévios e trabalhar de maneira a proporcionar ferramenta para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Foi trabalhado uma
sequência didática com os alunos da 1ª série do ensino médio, da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, onde buscou-se desenvolver distintas representações de movimento, como análise de textos, tabelas, gráficos e instrumentos experimentais. Para coleta de dados, foram realizadas atividades avaliativas: teste diagnóstico, listas de exercícios, experimentos e testes avaliativos, onde se analisou o desempenho dos
alunos antes e após a aplicação da sequência didática utilizando múltiplas
representações. A partir dos instrumentos avaliativos, analisou-se a
evolução dos rendimentos dos alunos, nos testes avaliativos, onde os
mesmos demonstraram conseguir interpretar e relacionar algumas representações

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 512.679.692-53 - OSCAR TINTORER DELGADO - UERR
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE DIAS MENEZES - UFJF
Interno - 2278018 - ROBERTO CAMARA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 08/08/2019 11:06
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