Banca de DEFESA: LEONILDA DO NASCIMENTO DA SILVA

LOCAL: Sala 04 NPPGCT

LATAFORMA MOODLE COMO SUPORTE DE APOIO E ACOMPANHAMENTO NO PROCESSO

DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS DO CONTEÚDO DE FÍSICA – CINEMÁTICA

Plataforma Moodle; Sequência didática; Captação de significados.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física
Nesta pesquisa pretendeu-se investigar o uso da Plataforma Moodle como recurso que poderá facilitar a captação de significados no processo de formação de conceitos da disciplina. Dessa maneira, analisou-se pontos que hoje são importantes para a visão acadêmica, no processo do ensino e da aprendizagem. Para atingir esse objetivo, foi utilizada como principal referencial teórico a teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (ASA), que busca explicar o processo relevante para uma aprendizagem significativa em termos das mudanças cognitivas e captação de significados após o uso da sala de aula virtual. Além disso, utilizaram-se as visões filosóficas e epistemológicas de Moreira, que determinaram a compreensão e a definição das ideias deste processo de captação, possibilitando um material potencialmente significativo na abordagem dos conteúdos de Física. Destacando como proposta investigativa: Plataforma Moodle, como Suporte de Apoio e Acompanhamento ao Ensino de Física-
SAAEF, poderá facilitar a captação de significados no processo de formação de conceitos dos conteúdos de cinemática? Para responder ao questionamento definiu-se como objetivo geral analisar o uso da Plataforma Moodle–SAAEF 3 no processo de captação de significados na formação de conceitos do conteúdo de cinemática. Na implementação dessa proposta foram inseridos vídeos de produção própria, atividades e recursos tais como: questionários, tarefas, fóruns e, ainda, um simulador tendo como propósito tornar a captação de significados relevante (o conhecimento prévio) para, então, fazer ancoragem com os novos conhecimentos, motivando os alunos a despertar o interessena aquisição desses conhecimentos na referida disciplina. Dessa forma, a pesquisa comprovou que o uso SAAEF apresentou recursos que permitem facilitar o ensino de conteúdos escolares e, assim, fica menos cansativo, mais dinâmico e, ao mesmo tempo, a captação de significados, mediada por esta ferramenta, torna-se potencialmente significativa. A análise das aplicações do produto educacional evidenciou que, para a maioria dos alunos ao utilizar o SAAEF, houve facilitação na captação dos significados e a internalização (mente) foi compartilhada, externa e socialmente. Nas aplicações do produto apesar ter sido necessária aperfeiçoar o produto, foi evidenciando, aprendizagem não mecânica. Ainda, um dos focos dessa pesquisa se refere ao uso de um recurso SAAEF, integrando fatores como: horário, prazer, tempo, curiosidade, motivação, habilidades e conhecimentos, itens esses evidenciados na segunda aplicação. A proposta de UEPS 4 de modificar a interface da Plataforma Moodle para adequar aos conteúdos escolares trabalhados no ensino básico mostrou-se eficiente na aquisição e assimilação de novos conceitos, bem como na ressignificação dos conceitos já internalizados. Os resultados confirmam que esta ferramenta favoreceu mais o interesse dos alunos mediante as atividades em ambos os ambientes, constituindo-se como um recurso que possui características que beneficiam o aprender, onde se pode criar estratégias, socializar, praticar e resolver problemas através da interação com o saber. O produto final intitulado ‘Suporte de Apoio e Acompanhamento ao Ensino de Física–SAAEF – Cinemática’, refere-se ao uso da Plataforma Moodle como ferramenta metodológica que está direcionada a educadores e pesquisadores interessados em aprofundar esta propost. A pesquisa é de característica aplicada e tornou-se um estudo de caso e foco principal qualitativo.

Presidente - 2489531 - MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO
Interno - 2372231 - MIKAEL SOUTO MAIOR DE SOUSA