Banca de DEFESA: SULIENE ALVES BARBOSA

DISCENTE: SULIENE ALVES BARBOSA
DATA: 19/08/2019
LOCAL: Sala 04 NPPGCT

USO DE UM DISPOSITIVO CONFECCIONADO COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE PROPAGAÇÃO DE CALOR APLICADO NO ENSINO MÉDIO, BOA VISTA – RR

Aprendizagem significativa, Transferência de calor, Ensino de Física.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física

Acreditando apresentar ações diferenciadas por meio de experimentos na prática dentro da sala de aula, ou seja, aula experimental de física com um dispositivo educacional de propagação de calor, aplicado para alunos do segundo ano Ensino Médio na Escola Estadual Major Alcides Rodrigues, do município Bom Vista Roraima. Busca-se enriquecer a aprendizagem de um modo significante sobre propagação de calor no intuito de entender as relações entre temperatura, calor, energia térmica, fluxo de calor, equilíbrio térmico. Desse ponto de vista, as aulas práticas de física com o dispositivo experimental montado a partir de materiais reciclável irá contribuir na compreensão e aprendizagem dos alunos do ensino médio, onde podemos verificar que com o auxílio de atividade experimental o processo do ensino pode tornar mais eficiente e prazeroso a aprendizagem dos alunos e assim podendo contribui para melhorar o ensino da física, pois observa-se que com auxílio do experimento sendo aplicado na sala de aula, terá mais motivação e interesse dos estudantes e acima de tudo a curiosidade. De um modo geral, os resultados mostraram que quando uma aula experimental é aplicada e utiliza dispositivo educacional como ferramenta didática a evolução significativa alcançada no aprendizado dos estudantes foi de aproximadamente 24% para ambas as turmas. Acreditamos que esta pesquisa possa auxiliar no ensino de física como mais uma proposta pedagógica centrada na prática experimental com a necessidade de resgatar nos alunos conhecimentos cada vez mais críticos e reflexões sobre os conteúdos abordados em sala. Nesse sentido é importante que o professor possa entender como o estudante percebe compreende e aprende os conceitos, a fim de que ele possa investigar planejar e elaborar estratégias e maneiras para alcançar a aprendizagem significativa. Deste modo, conclui-se que os alunos desenvolveram habilidades e competências no conteúdo, envolvendo os conceitos relacionados a propagação de calor. No que diz respeito às etapas de aplicação da pesquisa, os alunos avançaram e aprenderam, significativamente, onde assimilaram o conteúdo indicando que adquiriram o conhecimento. A sequência didática, produto desta pesquisa, também poderá auxiliar educadores e pesquisadores interessados em aprofundar esta proposta.

Interno - 1529795 - CASSIO SANGUINI SERGIO
Externo à Instituição - JÚLIO AKASHI HERNANDES - UFJF