Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEL DE OLIVEIRA LEITE

DISCENTE: JOEL DE OLIVEIRA LEITE
DATA: 11/11/2019
LOCAL: Sala 04 NPPGCT

Resolução de Problemas Experimentais na Dilatação dos Sólidos, fundamentado na Teoria de Galperin.

Sequência didática; resolução de problemas experimentais; dilatação dos sólidos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

Esta Dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Roraima, na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, na cidade de Boa Vista-RR, foiaplicada em três turmas do 2º ano do Ensino Médio, totalizando 40 alunos. Para a presente pesquisa considerou os fundamentos da teoria historico-cultural (Vygotsky, Leontiev, Galperin, Talizina). Teve como objetivo estudar a contribuição da resolução de problemas experimentais para o desenvolvimento da competência de análise de situações problemas, através do estudo da dilatação dos sólidos utilizando o processo de assimilação das ações mentais e os conceitos por etapas. No aspecto metodológico, a pesquisa utilizou preferencialmente o enfoque qualitativo, fundamentação teórica e análise de dados. Com intuito de contribuir para o ensino e aprendizagem nas aulas de física, esse trabalho tem como produto esperado uma sequência didática com base na resolução de problemas experimentais, composta por nove aulas, somando ao todo 16 horas/aulas.

Interno - 201.169.182-68 - GILMAR ALVES SILVA - UERR
Interno - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO