Banca de QUALIFICAÇÃO: WESCLEY COSTA DA SILVA

DISCENTE: WESCLEY COSTA DA SILVA
DATA: 14/11/2019
LOCAL: Sala 02 NPPGCT

A FABRICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO TERMÔMETRO COMO UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA TERMOMETRIA APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Ensino de Física; Termometria; Aula experimental

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

A disciplina de física é percebida rotineiramente de forma abstrata pelos alunos, a complexidade de fórmulas, leis, cálculos provocam desestímulos de estudo e descrença de que é possível aprender. Frente a esse contexto surgiu a proposta neste estudo, da fabricação e utilização do termômetro como uma ferramenta alternativa para o ensino da termometria, e por meio deste, oferecer possibilidades de aumento da motivação e aprendizagem, elevando assim o nível de conhecimento acerca do tema, relacionando os conhecimentos teóricos com a prática da experimentação. Tendo em vista a realidade da maioria das  escolas públicas buscou-se selecionar uma experiência viável com materiais de fácil aquisição. A metodologia utilizada para realização deste, foi a pesquisa-ação, com prévio embasamento teórico nos temas relacionados a teoria de ensino-aprendizagem, termometria, escalas termométricas, dilatação dos sólidos e líquidos, direcionado aos alunos do 2o ano do Ensino Médio. A proposta contemplou o Manual de fabricação do termômetro com o objetivo de guiar o professor para desenvolver a aula experimental junto aos alunos na sala de aula. Os resultados adquiridos neste trabalho, por meio de intervenção e análise comparativa do teste diagnóstico com o teste avaliativo, é possível afirmar que alcançou os objetivos de forma positiva, resultando assim, na contribuição no processo de ensino e aprendizagem da física bem como na motivação dos professores e alunos.

Interno - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
Presidente - 618.149.382-49 - JOSÉ DILSON DA SILVA TEIXEIRA - UFSCAR