Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA ADELAIDE PARADA EGUEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA ADELAIDE PARADA EGUEZ
DATA: 14/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 04 NPPGCT
TÍTULO:

USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO SUPORTE AO ENSINO APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos tecnológicos, teorias de aprendizagem.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

Uso de jogos educacionais como suporte ao ensino aprendizagem para estudantes do ensino médio atingiram uma importância grandiosa no processo de ensino. Suas aplicações são cada vez mais múltiplas e variadas em dominação que vão desde a recreação até o ensino e a ciência. No ensino particularmente, e, também, no aprendizado das ciências naturais e exatas. Estão em rumo trabalhos para analisar concretamente as capacidades dessas tecnologias novas. A prática virtual bem como o uso de recursos tecnológicos permite que o educando descubra, explore e construa o seu próprio conhecimento. Essa constante evolução da tecnologia está impulsionando a educação para novos rumos, enfatizando a utilização de novas ferramentas, propiciando uma evolução no processo de ensino aprendizagem. Nesse contexto, a sala de aula será um espaço de otimização da aprendizagem e debate que os educandos apresentam uma grande dificuldade na compreensão do ensino da física em vários níveis de ensino, acarretando em uma maior resistência no aprendizado dessa disciplina. Embora no nosso cotidiano esteja repleto de fenômenos físicos. Busca se enriquecer com esta pesquisa o uso do jogo Tourmond Defense na aprendizagem em relação ao conteúdo de lançamento oblíquo no 1o ano do ensino médio, através de uma renovação nas aulas práticas, fazendo o uso de novas tecnologias.A pesquisa será fundamentada com base na Teoria da Mediação Cognitiva de Souza para responder ao seguinte problema: o uso do jogo
Tormound Defense pode ou não auxiliar na transmissão de conhecimentos dos conceitos de física no que diz respeito ao conteúdo de Lançamento Oblíquo e Lançamento de Projéteis para alunos do 1o ano do Ensino Médio? Para responder a problemática foi elaborado o seguinte: Objetivo Geral: Apresentar ao educando uma ferramenta que auxilia na compreensão do conteúdo de Lançamento Oblíquo e Lançamento de Projéteis. A metodologia usada será a qualitativa, onde será feito um estudo de caso. Desta maneira a utilização deste jogo permitirá que o educando interaja e compreenda melhor o estudo do conteúdo. Podemos verificar que com o auxílio do uso de novas tecnologias experimentais o processo do ensino e aprendizagem pode tornar-se mais eficiente e prazeroso e assim podendo contribuir para melhorar o ensino da física, pois observa-se que com auxílio de uso de jogos e aplicativos tecnológicos sendo aplicado na sala de aula os alunos sejam motivados ao conhecimento do ensino da física.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2489531 - MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO
Interno - 2372231 - MIKAEL SOUTO MAIOR DE SOUSA
Interno - 1573077 - ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/10/2019 09:55
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