Banca de DEFESA: WLADIMIR FERREIRA PARENTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WLADIMIR FERREIRA PARENTE
DATA: 14/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 04 NPPGCT
TÍTULO:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FÍSICA QUÂNTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NO

ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Efeito Fotoelétrico, Aprendizagem Significativa, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

Física Moderna e Contemporânea (FMC) está presente no cotidiano e graças aos seus avanços tecnológicos foram possíveis hoje termos aparelhos como smartphones, notebooks, GPS etc. Devido a importância desse ramo da Física estar presente no cotidiano dos educandos se faz necessário, como se prevê na BNCC, a inserção desse ramo no ensino básico. Entretanto, muitas vezes essa nova Física é deixada de lado às vezes por despreparo por parte dos professores e às vezes por questões conteudistas no que tange os processos de vestibulares/ENEM. Sendo assim, esta pesquisa visa a implementação do ensino de Física Moderna, em especial ao processo de quantização da energia e o efeito fotoelétrico, através de abordagens metodológicas ativas buscandodar significância aos conteúdos abordados para os discentes do ensino básico. Para isto, utilizou-se a ideia de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Moreira para a construção de uma sequência didática voltada para a formação de um aluno crítico e pesquisador com relação ao ambiente que o cerca.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON ALVES DE LIMA - UFPB
Interno - 1529795 - CASSIO SANGUINI SERGIO
Interno - 2372231 - MIKAEL SOUTO MAIOR DE SOUSA
Presidente - 2278018 - ROBERTO CAMARA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 29/01/2020 08:51
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3