UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FÍSICA QUÂNTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NO
ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO
Ensino de Física, Efeito Fotoelétrico, Aprendizagem Significativa, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas.
Física Moderna e Contemporânea (FMC) está presente no cotidiano e graças aos seus avanços tecnológicos foram possíveis hoje termos aparelhos como smartphones, notebooks, GPS etc. Devido a importância desse ramo da Física estar presente no cotidiano dos educandos se faz necessário, como se prevê na BNCC, a inserção desse ramo no ensino básico. Entretanto, muitas vezes essa nova Física é deixada de lado às vezes por despreparo por parte dos professores e às vezes por questões conteudistas no que tange os processos de vestibulares/ENEM. Sendo assim, esta pesquisa visa a implementação do ensino de Física Moderna, em especial ao processo de quantização da energia e o efeito fotoelétrico, através de abordagens metodológicas ativas buscandodar significância aos conteúdos abordados para os discentes do ensino básico. Para isto, utilizou-se a ideia de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Moreira para a construção de uma sequência didática voltada para a formação de um aluno crítico e pesquisador com relação ao ambiente que o cerca.