Banca de DEFESA: WENDEL DA SILVA NASCIMENTO

DATA: 20/02/2020
LOCAL: Sala 04 NPPGCT

USO DO CONCEITO DE FLUIDOS DINÂMICO COMO UMA FERRAMENTA DE
ENSINO E APRENDIZAGEM EM FÍSICA APLICADA NO ENSINO MÉDIO.

Ensino de Física, Experimento, fluidos dinâmicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

Este trabalho vem apresentar ações de estratégias em aulas práticas com experimentos para a disciplina de física, sobre  fluidos dinâmicos, direcionado para alunos do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Monteiro Lobato –Boa Vista – Roraima e na escola estadual Alcides Miguel de Souza- Canta - Roraima e, em busca de auxiliar a compreensão e aprendizagem de modo diferenciado, sendo um fator relevante e determinante para melhorar a aprendizagem significativa dos alunos do interior e da capital de Roraima. Este trabalho dará ênfase a fluidos dinâmicos,pois, na literatura utilizada e na grade curricular das escolas este conteúdo é muito poucoestudado e é de suma importância para os alunos do ensino médio, pois o município de Boa vista nasceu as margens de rio brancoe o Estado de Roraima tem vários rios e igarapés. Este trabalho busca identificar as dificuldades dos alunos quanto à disciplina de física quando se tratar defluidosdinâmicos. Aliando a aplicação de aulas teóricas e práticas de física sobre a fluidosdinâmico, o experimento será um condutor para o crescimento do aluno, uma diferença, uma ação para melhorar a compreensão e amenizar o grau de dificuldade dos alunos no entendimento dos conceitos estudados. Para no final analisar, por meio de observação e aplicação de questionário, a melhor ação que levou a evolução do nível de percepção e em aprendizagem depois do experimento. O trabalho de pesquisa apresenta como situação problema: como aulas práticas de física como uso do experimento relacionado a fluidos dinâmicos através de estudos: Noções de fluidos dinâmicos, Tipos e Escoamento: Escoamento Estacionário, Escoamento não estacionário, tubo de fluxo, vazão, Equação da Continuidade, Equação de Bernoulli . , procurando minimizar as dúvidas e estreitando a relação entre teoria e prática que irá acrescentar na compreensão e aprendizagem dos alunos do ensino médio. Por outro lado, servirá como alternativa, para professores experimentarem estratégias metodológicas e criativas por meio de experimentos no intuito de auxiliar na aprendizagem significativa através da teoria de Ausubel.

Interno - 618.149.382-49 - JOSÉ DILSON DA SILVA TEIXEIRA - UFSCAR
Interno - 1573077 - ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS