Resolução de Problemas Experimentais na Dilatação dos Sólidos, fundamentado na Teoria de Galperin.
Sequência didática; resolução de problemas experimentais; dilatação dos sólidos.
Esta dissertação teve por objetivo estudar a contribuição da resolução de problemas por meio da experimentação, no 2° ano do Ensino Médio Regular, para o desenvolvimento da competência de análise de situações problemas, através do estudo da dilatação dos sólidos, utilizando as etapas de Galperin. Foi realizada no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal de Roraima, na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, na cidade de Boa Vista-RR, e aplicada em três turmas do 2o ano, totalizando 40 alunos. Considerou os fundamentos da teoria histórico-cultural, de Vygotsky, Leontiev, Galperin e Talízina. No aspecto metodológico, utilizou preferencialmente o enfoque qualitativo, fundamentação teórica e análise de dados. Mediante a realização da pesquisa, percebeu-se uma melhora dos alunos quanto à resolução de problemas por meio da experimentação. Portanto, com intuito de contribuir para o ensino e aprendizagem nas aulas de Física, tem como produto uma sequência didática, com base na resolução de problemas por meio da experimentação, composta por nove aulas, somando, ao
todo, 16 horas/aulas.