UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: CONCEITO DE PROPAGAÇÃO DE CALOR UMA ABORDAGEM EM INCÊNDIOS FLORESTAIS
Ensino de Física, Propagação de Calor, Incêndios Florestais, Ausubel.
O produto educacional está inserido numa sequência didática contemplando aulas, abordando o conteúdo de propagação de calor, em incêndios florestais. Partindo da ideia que a física é a ciência que estuda e procura explicar os fenômenos da natureza, tem-se uma gama de possibilidades de explorar materiais de estudo. Assim, o presente trabalho busca explorar o conteúdo de propagação de calor em incêndios florestais, analisando os processos de: condução, convecção e radiação. O estudo de propagação de calor através de incêndios florestais pode torna-se uma ferramenta relevante em sua contextualização com praticas pedagógicas envolvendo os educandos na perspectiva da aprendizagem significativa de acordo com a teoria de Ausubel (estrutura cognitiva prévia ou subsunções) e teoria de Novak (cognitivas, afetivas e psicomotoras). Frequentemente em períodos de seca e/ou estiagem há incidência de incêndios de natureza natural ou criminosa, outro fator é o manuseio de fogo para atividades agrícolas. Assim, a contextualização dos processos físicos em uma situação qual destaca-se o incêndio em florestas torna-se âncora para o processo de ensino e aprendizagem.