Banca de DEFESA: WALTER FIUSA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALTER FIUSA DOS SANTOS
DATA: 14/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência da UFRR
TÍTULO:

ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DO USO DE GARRAFAS PET (LÂMPADA DE MOSER) CONFECCIONADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física - Energias Renováveis - Lâmpadas de Moser-Fenômenos Físicos - Redução do Custo de Energia


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

O ensino das Ciências da natureza e suas tecnologias têm se intensificado no sentido de acompanhar as transformações que estão ocorrendo nas escolas em todo o país, sobretudo pelos novos desafios provenientes do desenvolvimento da sociedade.
Diante desta tendência, a escola precisa acompanhar e preparar os educandos para essa demanda decorrente do desenvolvimento no qual se busca um ensino diferenciado, que proporcione uma dinâmica no processo de ensino e aprendizagem onde, os alunos se apropriem de novos conhecimentos visando responder às demandas sociais e, o ensino de Física segue nessa tendência no sentido em que traz para a realidade do aluno novas práticas de ensino com a utilização de materiais alternativos. Nesse sentido, este trabalho apresenta resultados do ensino de física em sala de aula realizado em duas turmas de 3a Série do Ensino Médio, no qual foram abordados os conteúdos de energias renováveis e iluminação sustentável, baseada nos fenômenos ópticos de radiação, refração, reflexão, iluminância e espalhamento da luz e, o impacto direto na sociedade por meio da confecção de lâmpadas com garrafas PET (lâmpada de Moser) desenvolvida pelos alunos, como forma alternativa de iluminação através da captação da energia solar para minimizar os problemas ambientais e favorecer a redução do valor da “conta de luz” para população que necessita da iluminação durante o dia. É importante destacar os aspectos positivos provenientes da utilização da lâmpada de Moser como dispositivo alternativo duranteas aulas de Física baseadas na Teoria da Assimilação das Ações Mentais por Etapas proposta por Galperin, pois, no decorrer da abordagem da temática sobre energias
renováveis com destaque para a energia solar, os estudantes se apropriaram dos conceitos físicos evidenciados na lâmpada de Moser sob a ação dos raios solares. A cada etapa realizada pelos discentes era notória sua empolgação em estudar Física de uma maneira diferenciada, onde o processo de ensino e a aprendizagem não estavam pautados em decorar fórmulas matemáticas sem significados, nem tampouco pelas tradicionais listas de exercícios geralmente usadas nas aulas de Física. Certamente esse ganho significativo na assimilação de conhecimentos físicos adquiridos pelos alunos no decorrer das aulas está  diretamente associado à motivação dos alunos em querer conhecer mais acerca da energia solar, suas implicações socioambientais e seus efeitos em seu cotidiano, associado ao fato de estudar Física usando uma ferramenta pedagógica confeccionada pelos próprios alunos, com materiais de fácil acesso geralmente jogados ao lixo de forma indiscriminada (garrafa PET). Assim, após a aplicação do produto educacional nas aulas de Física, verificou-se que por meio de ações práticas planejadas e definidas pelos alunos, participação, observação, argumentação e experimentação é possível o professor proporcionar um ensino de Física bem mais simples de ser compreendido, porém, carregado de grandes significados em termos de conhecimentos físicos, científicos, ambiental e socioeconômico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 201.169.182-68 - GILMAR ALVES SILVA - UERR
Externo à Instituição - KARL MARX SILVA GARCEZ - UFMA
Interno - 2278018 - ROBERTO CAMARA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 04/07/2020 14:39
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