Banca de DEFESA: WESCLEY COSTA DA SILVA

DISCENTE: WESCLEY COSTA DA SILVA
DATA: 17/07/2020
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência da UFRR

A FABRICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO TERMÔMETRO COMO UMA FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA TERMOMETRIA APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Ensino de Física; Termometria; Aula experimental

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

A disciplina de física é percebida rotineiramente, de forma abstrata, pelos alunos, através da complexidade de fórmulas, leis, cálculos, provocando desestímulos de estudo e descrença na possibilidade de aprendizagem satisfatória. Frente a esse contexto, surgiu a proposta neste estudo, qual seja, desenvolver e utilizar um termômetro como uma ferramenta alternativa para auxiliar o ensino da termometria, e por meio deste, oferecer potencial de motivação e aprendizagem, elevando o nível de conhecimento acerca do tema, relacionando os conhecimentos teóricos com a prática da experimentação. Considerando a realidade da maioria das escolas públicas, selecionou-se uma experiência viável com materiais de fácil aquisição. A metodologia utilizada para realizar o Projeto foi a pesquisa-ação, com prévio embasamento teórico nos temas relacionados a teoria de ensino-aprendizagem de David Ausubel, em termometria, escalas termométricas, dilatação dos sólidos e líquidos, direcionado aos alunos da 2o série do Ensino Médio. A proposta contemplou o Manual de produção e aplicação do termômetro com o objetivo de guiar o professor para desenvolver aulas experimentais junto aos alunos em sala de aula. Os resultados adquiridos neste trabalho, foram obtidos por meio de intervenção e análise comparativa do teste diagnóstico, e teste avaliativo. Como contribuição da proposta de produção e utilização do termômetro como alternativa do ensino de termometria, afirma-se que o projeto alcançou os objetivos de forma positiva, com efeito determinante no processo de ensino e aprendizagem do estudo de Física, bem como, na motivação prazerosa e satisfação dos professores e alunos.

Interno - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
Presidente - 618.149.382-49 - JOSÉ DILSON DA SILVA TEIXEIRA - UFSCAR