Banca de QUALIFICAÇÃO: NILVANEI LEMOS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILVANEI LEMOS SOARES
DATA: 13/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência da UFRR
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DOS CONCEITOS DE MAGNETISMO ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Sequência Didática, Magnetismo, Simulações, Aprendizagem Significativa, EJA.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

Este material foi elaborado com a finalidade de ajudar o docente no planejamento das aulas de Física, em específico a temática de magnetismo para alunos da Educação Básica. Para tanto, buscou-se uma forma simples e atrativa de se trabalhar o conteúdo, com o objetivo de inserir, por meio de simulações virtuais, os conceitos inerentes aos fenômenos magnéticos. Esta pesquisa é composta por uma metodologia pouco tradicional para ensinar os fenômenos naturais, valendo-se do crescimento da tecnologia nas escolas e da produção crescente de softwares educativos.  Sugerimos uma sequência didática acompanhada com as simulações computacionais baseadas em modelos científicos apresentando assim uma nova maneira de ensinar física. O trabalho deverá ser aplicado em uma turma de Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Monteiro Lobato na cidade de Boa Vista – Roraima. Que através destes recursos os estudantes serão guiados para obtenção do conhecimento qualitativo acerca do fenômeno do magnetismo. Para nortear o processo de planejamento da sequência didática, foram utilizados os
pressupostos dos conceitos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com ênfase nos aspectos que confirmam a utilização de atividades ilustrativas no Ensino de física. A sequência didática proposta está formulada em quatro etapas denominadas Análise inicial investigativa, Ensino, Aula expositiva e Análise pós-aplicação /Avaliação. Destaca-se na Aula expositiva a utilização desimulações virtuais, que visam inserir novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, bem como alternativas para atividades práticas no Ensino de Física.  Portanto, soma-se a esta pesquisa um produto educacional desenvolvido para servir de apoio para a exposição das aulas e auxiliando na inserção de novas tecnologias que atendam às necessidades do público para o qual a sequência didática deve ser aplicada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2194293 - JOSEFA TEIXEIRA DE MENDONCA PACOBAHYBA
Interno - 2210342 - LUIZ HENRIQUE PACOBAHYBA
Presidente - 2278018 - ROBERTO CAMARA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 30/07/2020 08:33
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