Banca de QUALIFICAÇÃO: IVALDA FELIX DE SOUSA

DISCENTE: IVALDA FELIX DE SOUSA
DATA: 27/11/2020
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência da UFRR

MONTAGEM DE CIRCUITOS ELÉTRICOS RESISTIVOS NA PLATAFORMA MICROCONTROLADORA ARDUÍNO, FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM DE AUSUBEL, COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA AS AULAS DE ELETRODINÂMICA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

Ensino de Física, Eletrodinâmica, Arduíno.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

Observando que o grande índice de reprovações na disciplina de Física no ensino médio deve-se a um conjunto de fatores que afastam o aprendiz das possibilidades de compreender os conteúdos de forma significativa, dentre essas dificuldades estão os métodos avaliativos tradicionais utilizados nas escolas, que geralmente, exigem a resolução de exercícios de forma mecânica. Motivados por essas dificuldades, propôs-se o desenvolvimento de um produto educacional, que tem como objetivo mostrar através da experimentação como a montagem de circuitos elétricos, que fazem parte de equipamentos do cotidiano, aos alunos a relação dos conceitos aprendidos nas aulas de Eletrodinâmica com a prática. O trabalho apresentado, será desenvolvido em cinco capítulos, em que cabe destacar o segundo, em que faremos uma análise dos artigos que foram utilizados como referencial teórico no estudo de experimentos de Física, fundamentando o trabalho a ser apresentado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, e apresentaremos a proposta de trabalho. O produto educacional se fará presente no capítulo 3, o mesmo está dividido em treze aulas, de acordo com a sequência didática proposta, no qual as aulas práticas e expositivas estão inseridas conforme os conteúdos forem apresentados: Aula 1: Corrente Elétrica; Aula 2: Experimento sobre condutores e isolantes; Aula 3: Efeitos da corrente elétrica; Aula 4: Leis de Ohm e resistores elétricos; Aula 5: Medição elétrica de corrente e tensão em circuitos resistivos; Aula 6: Associação de resistores; Aula 7: Experimento de associação de resistores em paralelo e série.

Interno - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
Presidente - 618.149.382-49 - JOSÉ DILSON DA SILVA TEIXEIRA - UFSCAR