Banca de QUALIFICAÇÃO: WENNERSON AFONSO SANTANA AROUCHE

DISCENTE: WENNERSON AFONSO SANTANA AROUCHE
DATA: 27/11/2020
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência da UFRR

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANTO AOS CONTEÚDOS BÁSICOS DE MECÂNICA, PRÉ- E PÓS-CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÕES DAS “BAZUCAS DE BATATA”.

Experimentos, mecânica, ensino,

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

Ao longo de várias décadas, muitos professores de física assumiram uma responsabilidade crucial por melhorar a compreensão conceitual dos alunos. Na qual, para melhorar a compreensão dos alunos adotam uma abordagem alternativa de ensino para as aulas. No entanto, essa abordagem nem sempre produz resultados positivos de aprendizagem. Enquanto que a utilização de experimentos no ensino de física como material didático possibilita a aquisição de conhecimentos com base na natureza investigativa da conceitualização e observação. Uma vez que os experimentos são a base e fonte de novos conhecimentos e, se bem interpretados, podem ser usados para estabelecer novas teorias, desaprovar teorias ou redefinir teorias. Isso implica que, para melhorar o ensino de física, a abordagem experimental deve ser enfatizada para promover a compreensão dos alunos sobre os conceitos. Permitindo assim que os alunos desenvolvam habilidades para inferir e se relacionar com vários conceitos. Logo, os experimentos são uma análise ou trabalho científico que tem por objetivo comprovar um fenômeno físico, e se tornam um dispositivo de trabalho valioso no ensino de física, e sua execução é fundamental no desenvolvimento e na fixação do pensamento sobre os fenômenos físicos. Sendo assim a abordagem de experimentos nas escolas bem como suas características e aplicações tornam-se convidativas à atenção dos alunos. As aulas práticas há muito tempo são aceitas como parte integrante da aprendizagem e uma aliada no ensino de Física e seria impraticável ensinar Física sem experimentos, uma vez que este tipo de abordagem afeta diretamente o desempenho dos alunos, podendo inferir no domínio fraco do assunto. Nesse sentido, a proposta deste projeto é fabricar “bazucas para o lançamento de batatas” para uso nas escolas de Boa Vista - RR como meio facilitador da contextualização dos conceitos de cinemática e dinâmica, utilizando assim, a associação dos  experimentos para levar ao aluno conhecimentos e curiosidades, para assim alcançarem uma aprendizagem significativa sobre o conteúdo abordado.

Interno - 1774374 - ELIEL ELEUTERIO FARIAS
Interno - 2489531 - MARIA SONIA SILVA DE OLIVEIRA VELOSO