Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DOMINGAS DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA DOMINGAS DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 29/01/2021
LOCAL: Bloco 5

O USO DE UM SISTEMA DE POLIAS COMO FERRAMENTA DE VISUALIZAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DO CONCEITO DE FORÇAS E DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS

1. Aprendizagem significativa/interação social.

2. Ensino de Física.

3. Material significativo.

4. Força

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos

O presente trabalho é resultado de uma proposta educacional voltada ao ensino da dinâmica com ênfase no conceito de forças. O produto nasceu a partir de observações em sala de aula de que muitos dos alunos apresentam dificuldades de conceituar corretamente força devido aos mesmos possuírem um conceito previamente enraizado e baseado na aprendizagem cotidiana. Desta forma, com o intuito de inovar os métodos de ensino utilizados em sala de aula, o material busca despertar o interesse dos educandos a partir de aulas com caráter experimental. Apresenta-se uma proposta de ensino direcionada para professores de Física do Ensino Médio, com perspectiva de trabalhar o conteúdo de força e decomposição de forças a partir da aplicação do Sistema de Polias. Serão utilizados situações investigativas, simulações, vídeos e experimentações durante as aulas programadas. A proposta deste trabalho será realizada em 4 etapas com um total de 6 aulas. O estudo sobre força e decomposição de forças foi produzido com base na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel em conjunto com a Teoria da Interação Social de Lev S. Vygotsky. A análise das informações que serão coletadas na pesquisa, serão qualitativas e buscará verificar a aprendizagem significativa por parte dos alunos. Neste sentido, em 3 das etapas acontecerão atividades experimentais demonstrativas, enfatizando a forma como são desenvolvidas e os resultados obtidos, destacando-se pontos positivos e negativos que podem estar associados ao uso desta estratégia.

Presidente - 2210342 - LUIZ HENRIQUE PACOBAHYBA
Interno - 1774374 - ELIEL ELEUTERIO FARIAS