O USO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE COM SUPORTE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E COOPERATIVA PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON
Aprendizagem significativa, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aprendizagem colaborativa, Aprendizagem Móvel, Mapas Conceituais, Tecnologias da informação e comunicação.
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma organização pedagógica de materiais, no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, como uma ferramenta de apoio as aulas de Física, visando o ensino das Leis de Newton, fundamentado pelas teorias da aprendizagem significativa e aprendizagem cooperativa. Utilizando osmapas conceituais como método de organização cognitiva conceitual e avaliação contínua, buscou-se apoiar a aprendizagem após a interação com o sistema dinâmico de ensino Moodle e usar a aprendizagem cooperativa como intermediador do conhecimento. Nesta pesquisa elaborou-se uma metodologia de avaliação, aplicada virtualmente, baseada na metodologia MAQSEI e no método TUP. O trabalho apresentou resultados promissores, que indicam que, apesar da necessidade mais estudos, o produto educacional pode vir a ser uma ferramenta de auxílio para o ensino da Física.