PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANTO AOS CONTEÚDOS BÁSICOS DE MECÂNICA, PRÉ- E PÓS-CONSTRUÇÃO E EXPERIMENTAÇÕES DAS “BAZUCAS DE BATATA”.
bazuca, cinemática, dinâmica.
Neste trabalho busca-se oferecer a partir das bazucas de batatas oportunidade para um ensino contextualizado de física, em especial aos conteúdos de cinemática e dinâmica tornando-o mais dinâmico e prazeroso invés de inúmeros cálculos matemáticos. Esta dissertação apresenta como proposta um estudo teórico com abordagem no dia a dia do aluno, além disso, propõe-se a utilização de um produto educacional que possibilita um estudo interdisciplinar e contextualizado. Ademais, neste
trabalho são encontrados referenciais teóricos que foram utilizados como guia para a abordagem teórica e prática adotada junto aos alunos da 1ª. Série do Ensino médio do Colégio de aplicação da Universidade Federal de Roraima durante a elaboração e aplicação do produto. E considerando os resultados apresentados pelos alunos no final da aplicação do produto proposto, avalia-se que o mesmo apresenta um elevado potencial para o ensino de física podendo ser explorado visando uma aprendizagem significativa e satisfatória aprendizagem em física.