USO DA MÁQUINA DE HERON COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DA TERMODINAMICA
Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Sequência de aulas; Teoria Sociointeracionista.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta educacional composta por uma sequência ditática dividida em 10 horas/aula, em cinco etapas, para o estudo de termodinâmica. A proposta fundamenta-se na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel e a Teoria Sociointeracionista, de Lev Vygotsky,e busca auxiliar no ensino de física nas séries finais do ensino Fundamental II e no ensino Médio.O Produto Educacional, uma Máquina de Heron construída com materiais de baixo custo, foi pensado para ser aplicado em turmas do 9° ano do ensino Fundamental II e 2° ano do ensino Médio.A análise das informações coletadas após a aplicação do produto educacional, foi qualiquantitativa e analisada visando verificar a possível, e desejada, ocorrência de aprendizagem significativa por partes dos alunos. Acredita-se que a proposta é promissora, devido ao baixo custo para a confecção do experimento e também pela facilitação para a ocorrência da aprendizagem em virtude dos conceitos fenomenológicos naturais que podem ser estudados, dessa maneira despertando a curiosidade e o interesse nos alunos no saber científico.