UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PhET NO ESTUDO DOS MOVIMENTOS UNIFORME E UNIFORMEMENTE VARIADO
Laboratório virtual, PhET, Ensino de Física, Ensino Aprendizagem
Este trabalho apresenta o uso de uma sequência didática e aplicações em sala de aula, usando experimentos virtuais na primeira série do Ensino Médio, nas aulas de Física, abordando Mecânica com a o tema cinemática, especificamente no estudo do Movimento Uniforme (MU) e Movimente Uniformemente Variável (MUV). Para tanto, a proposta apresentada tem o software livre Physics Educacional Technology (PhET) como simulador educacional para o Ensino de Ciências. Com a utilização do software livre PhET, elaborou-se um Manual (produto) que consiste num roteiro de atividades para o professor de Física, onde nessas atividades são abordadas várias simulações em sala de aula, com intenção de proporcionar o processo de ensino aprendizagem. A sequência projetada e posta em prática nas aulas de Física, foi apresentada e aplicada no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A aplicação da proposta seguiu uma abordagem de aulas tradicionais e simulações computacionais (representando um laboratório virtual). Os resultados indicam que, durantes as aulas com a abordagem experimental virtual utilizando o software PhET, os alunos apresentaram uma vantagem significativa em relação aos alunos que tiveram apenas aulas tradicionais. Como isso, acredita-se na importância do PhET como ferramenta de contribuição positiva no estudo do MU e MUV.