CÁLCULO DE ÍNDICES DE REFRAÇÃO – USO DE UM AQUÁRIO COMO FERRAMENTA PARA AULAS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
Ausubel; Vygotsky; Ensino de Física; Óptica Geométrica; Abordagem Experimental.
Esse trabalho é uma proposta que pretende facilitar as aulas de física, mais precisamente nos conteúdos de óptica geométrica. Elaborado com base na teoria de aprendizagem significativa, de David Ausubel, em conjunto com a teoria desenvolvida por Lev Vygotsky, o produto educacional será aplicado em uma turma da 2ª série do ensino médio, da Escola Estadual Boa Esperança, localizada na vicinal 16 da Vila Boa Esperança no município de Rorainópolis, sul do estado de Roraima, ou seja, em uma realidade muito diferente da grande maioria das escolas presentes nos grandes centros urbanos. As informações coletadas através da aplicação do produto educacional na pesquisa, será qualitativa, buscando verificar a compreensão dos alunos nos estudos de óptica geométrica, com o auxílio de um “aquário” onde um laser comercial simples é usado como fonte de luz responsável e facilitadora da visualização dos fenômenos a serem estudados. O tema proposto foi motivado pela realidade local observada, tendo em vista a necessidade de envolver os jovens do ensino médio no desenvolvimento de novos saberes através de experimentos que despertem sua curiosidade, orientandoos a refletirem sobre suas vivências, e pensarem em possíveis soluções na busca de conhecimento, possibilitando uma intervenção transformadora.