Banca de DEFESA: IVALDA FELIX DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVALDA FELIX DE SOUSA
DATA: 02/09/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de vídeo conferência
TÍTULO:

CIRCUITOS ELÉTRICOS RESISTIVOS NA PLATAFORMA TINKERCAD ARDUÍNO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA ATRAVÉS DA TEORIA DE APRENDIZAGEM DE AUSUBEL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Circuitos Elétricos resistivos, Eletrodinâmica, Plataforma Tinkercad Arduíno.


PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

Analisando o grande índice de reprovações na disciplina de Física no ensino médio, nota-se que este é um dos fatores que afastam o aprendiz das possibilidades de assimilar os conceitos e fenômenos, estudados na disciplina, de forma significativa. Dentre essas dificuldades estão os métodos avaliativos habituais utilizados que, em geral, exigem a resolução de exercícios de forma mecânica. Motivados por essas inquirições, propôs-se o desenvolvimento de um produto educacional, que objetiva apresentar, através de uma sequência didática, o estudo de circuitos elétricos resistivos na plataforma Tinkercad Arduíno. O presente trabalho será desenvolvido em sete capítulos, com ênfase para o segundo, em que faremos uma análise dos artigos utilizados no referencial teórico, afim de abordar a prática experimental em Física, e cuja metodologia tem base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O produto educacional será discutido no capítulo 4, organizando-se um cronograma de treze aulas/carga horária, de acordo com a sequência didática proposta, onde as aulas práticas e expositivas estão inseridas, conforme o seguinte planejamento: Aula 1 - Corrente Elétrica, com 4 horas de duração; Aula 2 - Experimento sobre condutores e isolantes, com 1 hora/aula; Aula 3 - Efeitos da corrente elétrica, com 2 horas/aulas; Aula 4 - Leis de Ohm e resistores elétricos, com 2 horas/aulas; Aula 5 - Medição elétrica de corrente e tensão em circuitos resistivos, com 1 hora/aula; Aula 6 - Associação de resistores, com 1 hora/aula; Aula 7 - Experimento de associação de resistores em paralelo e série, com 2 horas/aulas. Os estudantes, após contato com as aulas virtuais, e através de conhecimento dos experimentos na plataforma Tinkercad Arduíno, com circuitos resistivos, associados ao cotidiano, apresentaram melhoras de aprendizagem de conceitos e fenômenos físicos relacionados ao estudo, e na resolução das questões de discussão.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 201.169.182-68 - GILMAR ALVES SILVA - UERR
Presidente - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
Externo à Instituição - OCTAVIO DANIEL RODRIGUEZ SALMON - UFAM
Notícia cadastrada em: 05/08/2021 08:36
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5