A Gamificação no Ensino de Modelos Atômicos
Gamificação, Física atômica, ensino de Física
A Física Moderna e Contemporânea (FMC) está cada vez mais presente interligada ao cotidiano, uma vez que os avanços tecnológicos se dão pela aquisição de novos conhecimentos advindos da mesma. Graças aos avanços tecnológicos nessa área da Física é que foram possíveis hoje termos aparelhos
como smartphones, notebooks, GPS etc. Como tem grande relevância na vida cotidiana, esse assunto deve ser inserido no ensino básico. Todavia, inúmeras vezes essa nova abordagem Física é deixada de lado às vezes pelos professores, talvez por despreparo ou por questão de os vestibulares/ENEM. A
pesquisa em questão tem a perspectiva da implementação do ensino de Física Moderna, em especial ao conteúdo de modelos atômicos, através de abordagens metodológicas ativas buscando dar uma maior significância aos conteúdos abordados para os discentes do ensino básico. Para isso, utilizou-se
a ideia de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Moreira para a construção de uma sequência didática direcionada para a formação de um aluno crítico e pesquisador.