USO DE UM AQUÁRIO COMO FERRAMENTA PARA AULAS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
Ausubel; Vygotsky; Ensino de Física; Óptica Geométrica; Abordagem Experimental.
Esse trabalho é uma proposta que pretende facilitar as aulas de Física,
mais precisamente nos conteúdos de óptica geométrica. Elaborado
com base na teoria de aprendizagemsignificativa, de David Ausubel,
em conjunto com a teoria desenvolvida por Lev Vygotsky, o produto
educacional será aplicado em uma turma da 2ª série do ensino méd
io, da Escola Estadual Boa Esperança, localizada na vicinal 16 da Vila
Boa Esperança no município de Rorainópolis, sul do estado de
Roraima, ou seja, em uma realidade muito diferente da grande
maioria das escolas presentes nos grandes centros urbanos. As
informações coletadas através da aplicação do produto educacional na
pesquisa, será qualitativa, buscando verificar a compreensão dos
alunos nos estudos de óptica geométrica, com o auxílio de um
“aquário” onde um laser comercial simples é usado como fonte de luz
responsável e facilitadora da visualização dos fenômenos a serem
estudados. O tema proposto foi motivado pela realidade local
observada, tendo em vista anecessidade de envolver os jovens do
ensino médio no desenvolvimento de novos saberes através de
experimentos que despertem sua curiosidade, orientando-os a
refletirem sobre suas vivências, e pensarem em possíveis soluções na
busca de conhecimento, possibilitando uma intervenção
transformadora.