O USO DE UM SISTEMA DE POLIAS COMO FERRAMENTA DE VISUALIZAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DO CONCEITO DE FORÇAS E DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS
1. Aprendizagem significativa/interação social.
2. Ensino de Física.
3. Material significativo.
4. Força
O presente trabalho é resultado de uma proposta educacional voltada ao ensino da dinâmica com ênfase no conceito de forças. O produto nasceu a partir de observações em sala de aula de que muitos dos alunos apresentam dificuldades de conceituar corretamente força devido aos mesmos possuírem um conceito previamente enraizado e baseado na aprendizagem cotidiana. Desta forma, com o intuito de inovar os métodos de ensino utilizados em sala de aula, o material busca despertar o interesse dos educandos a partir de aulas com caráter experimental. Apresenta-se uma proposta de ensino direcionada para professores de Física do Ensino Médio, com perspectiva de trabalhar o conteúdo de força e decomposição de forças a partir da aplicação do Sistema de Polias. Serão utilizados situações investigativas, simulações, vídeos e experimentações durante as aulas programadas. A proposta deste trabalho será realizada em 4 etapas com um total de 6 aulas. O estudo sobre força e decomposição de forças foi produzido com base na teoria da aprendizagem signifificativa, de David Ausubel em conjunto com a Teoria da Interação Social de Lev S. Vygotsky. A análise das informações que serão coletadas na pesquisa, serão qualitativas e buscará verificar a aprendizagem significativa por parte dos alunos. Neste sentido, em 3 das etapas acontecerão atividades experimentais demonstrativas, enfatizando a forma como são desenvolvidas e os resultados obtidos, destacando-se pontos positivos e negativos que podem estar associados ao uso desta estratégia.