Banca de QUALIFICAÇÃO: JHIONATAN CAVALCANTE DE LIMA AGUIAR

DISCENTE : JHIONATAN CAVALCANTE DE LIMA AGUIAR
DATA : 20/06/2022
LOCAL: sala de video conferência

SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NO ENSINO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

Sala de Aula Invertida, Fluidos, Carl Rogers, Teoria Humanista, Moodle

Neste trabalho, a Metodologia Ativa de Aulas Invertidas foi utilizada no ensino de Mecânica dos Fluidos durante o segundo semestre de 2021 durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) devido a Pandemia do Covid – 19. Participaram 75 alunos nas aulas da 1ª série do ensino médio integrado ao curso de Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (EAgro – UFRR). A proposta teve como foco usar Tecnologias de Informações (TICs) durante o planejamento das aulas, maiormente devido o ensino não ser presencial. Para a organização da disciplina, foi adotado o Moodle sendo um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito e de fácil manipulação. A Teoria de Aprendizagem escolhida foi a Humanista de Carl Rogers, por enfatizar claramente a necessidade de centralizar o aprendizado no aluno, e o professor tendo o papel de mediador (facilitador de aprendizagem). Dessa forma, as Metodologias Ativas, em especial a SAI podem ter como fundamento a Teoria Humanista. Quanto as atividades avaliativas, foram utilizados roteiros (guias) aplicados na execução de simulações de Física do Phet Simulações/Colorado; além disso, cada discente produziu um vídeo de atividade investigativa (experiência). Essas atividades eram pensadas para que o aluno tivesse uma aprendizagem significante, mesmo na condição de ERE, o impacto positivo alcançado foi atingido, pois era visível a participação constante dos alunos durante a realização das atividades. No princípio, os alunos achavam que nas aulas síncronas seria desenvolvido propriamente o conteúdo teórico; aos poucos, os mesmos foram percebendo que era necessário o contato prévio com a matéria, e que nas aulas com o professor era feito a maximização e aprofundamento das informações, seja através de discussões em grupo e/ou atividades avaliativas. Entretanto, a inversão do ensino não teve êxito no ERE na EAgro, pois os alunos não tinham disciplina e interesse e adquirir individualmente o conhecimento previamente. Além disso, os alunos manifestaram que eram melhor sempre as aulas serem síncronas, pois havia muita distração com outros afazeres do cotidiano estando em casa.

Interna - 1257118 - DENISE ANDRADE DO NASCIMENTO
Interno - 1030559 - JOSE EUGENIO BRUM DA ROSA