Banca de DEFESA: ELIEUNILDE DE SOUSA BARBOSA

DISCENTE : ELIEUNILDE DE SOUSA BARBOSA
DATA : 18/08/2022
LOCAL: sala de video conferência

AQUÁRIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAÓPTICA GEOMÉTRICA

Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Óptica Geométrica; Abordagem Experimental.

O presente trabalho trata de uma pesquisa cujo objeto principal é uma proposta de sequência didática, a qual aborda o ensino de conceitos de Óptica Geométrica, por meio da utilização de um aquário. A escolha do tema foi motivada pela necessidade de, por meio da abordagem experimental, buscar alternativas que despertem nos estudantes a motivação para aprender. Objetivando especificamente verificar a eficiência da utilização do aquário na aprendizagem de conceitos de Óptica Geométrica, a pesquisa, foi desenvolvida com alunos da segunda série, da Escola Estadual Boa Esperança da Vicinal 16, no Município de Rorainópolis, Sul do Estado de Roraima, encontra suporte teórico na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e adota o enfoque qualitativo. Tendo em vista o contexto da pandemia de Covid-19, a aplicação do produto pedagógico precisou ser realizada com apenas 10 alunos. Esse trabalho revelou um resultado positivo em relação às aulas de física por meio da sequência didática utilizando experimento para o conteúdo de óptica geométrica, pois com a implementação do aquário nas aulas, observou-se que o objetivo da dissertação foi atingido, com êxito, observou-se que o comparativo de acertos para as questões norteadoras de formação de conceito, foi satisfatório, pois, de doze perguntas, onze apresentaram uma diferença de respostas assertivas, quando comparados os questionários pré e pós-testes.

Externo à Instituição - WAGNER ANTONIO DA SILVA NUNES
Interna - 1257118 - DENISE ANDRADE DO NASCIMENTO