Banca de DEFESA: MANOEL BONFIM AGUIAR AZEVEDO SOBRINHO

DISCENTE : MANOEL BONFIM AGUIAR AZEVEDO SOBRINHO
DATA : 26/08/2022
LOCAL: sala de video conferência

A Gamificação no Ensino de Modelos Atômicos

Gamificação, Física atômica, ensino de Física

A Física Moderna e Contemporânea (FMC) está cada vez mais interligada ao cotidiano, uma vez que os avanços tecnológicos se dão pela aquisição de novos conhecimentos advindos da mesma. Graças a esses avanços nessa área da Física é que foram possíveis hoje termos aparelhos como smartphones, notebooks, GPS etc. Com grande relevância na vida cotidiana, esse assunto deve ser inserido no ensino básico. Todavia, inúmeras vezes essa nova abordagem Física é deixada de lado pelos professores, talvez por despreparo. A pesquisa tem a perspectiva da implementação do ensino de Física Moderna, em especial ao conteúdo de modelos atômicos, através de abordagens metodológicas ativas buscando dar uma maior significância aos conteúdos abordados para os discentes do ensino básico. Para isso, utilizou-se a ideia de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Moreira para a construção de uma sequência didática direcionada para a formação de um aluno crítico e pesquisador. Durante a realização das aulas, fizemos uso da gamificação como um auxílio facilitador, utilizando estratégias dos jogos em sala. Considerando-se as características individuais de cada aluno e o aproveitamento observado, pode-se afirmar que os resultados da aplicação do produto educacional foram satisfatórios.

Externo à Instituição - ANDERSON ALVES DE LIMA - UFCG
Interna - 1257118 - DENISE ANDRADE DO NASCIMENTO
Presidente - 064.251.734-75 - MIKAEL SOUTO MAIOR DE SOUSA - CMF
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 17:17