MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SISTEMAS COMPLEXOS: Uma Abordagem da Termodinâmica através da Taxonomia de Bloom e do Ambiente Netlogo.
Processo cognitivo; sistemas complexos; simuladores.
O contexto das mudanças climáticas, aquecimento global e fenômenos climáticos extremos está em evidência nas discussões científicas atuais. A física, como ciência fundamental para entender a natureza e seus fenômenos, é crucial para compreender as interações climáticas complexas da Terra. O trabalho de físicos como Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, premiados com o Nobel de Física de 2021, destaca a importância da modelagem climática para entender e compreender o clima do planeta. Esse estudo explora a aplicação da taxonomia revisada de Bloom em conjunto com a ferramenta de modelagem NetLogo para o ensino de sistemas complexos no ensino médio, focando no conteúdo de termologia contextualizado para sistemas climáticos. A taxonomia de Bloom é amplamente utilizada para definir objetivos de aprendizagem em diferentes níveis cognitivos, enquanto o NetLogo é uma ferramenta que permite simulações baseadas em agentes, facilitando a exploração de fenômenos naturais e sociais. O objetivo da pesquisa é desenvolver habilidades cognitivas como avaliação de informações, criatividade e resolução de problemas em estudantes do ensino médio. As atividades foram realizadas com trinta e quatro alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual de Boa Vista/RR, através de uma sequência didática que intercalava aulas teóricas, a sala de aula investida e o uso do NetLogo. A metodologia empregada neste estudo possui uma abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada nas teorias de metodologias ativas de aprendizagem de José Moran. As atividades foram estruturadas para atingir os diferentes níveis da taxonomia revisada de Bloom: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar.