APRENDIZAGEM DAS LEIS DE NEWTON POR MEIO DE SIMULAÇAO NA
LINGUAGEM COMPUTACIONAL PYTHON
Ensino de Física, Simuladores, Python, Aprendizagem Significativa.
A grande mobilização de professores com relação ao uso de novas metodologias
para aprimorar a aprendizagem no ensino de física, a fim de sensibilizar os alunos,
é uma grande necessidade no contexto atual.Nesse sentido a proposta deste pro-
duto foi analisar a aprendizagem das Leis de Newton quando se utiliza a resolução
de problemas físicos por meio da simulação Lab_Virtual de Física: Leis de Newton
como metodologia de ensino, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de
Ausubel nos estudantes de 1 o ano do Ensino Médio da escola estadual Ana Libória.
Desenvolvido em oito etapas, onde a última etapa será a descrição como esta prática
contribui na qualidade do ensino de Física, apontando todas as etapas realizadas.
Para tal foi necessário a utilização de ambientes que incluíram o apoio do computador
para desenvolver ferramentas da mente como instrumento de reflexão do conheci-
mento, ao mesmo tempo em que estes podem envolver combinações de trabalho
colaborativo, sistema de apoio ao desempenho eletrônico, exploração proposital da
Internet, simuladores, ambientes de aprendizagem interativa e apoio do computador
a aprendizagem significativa.Os resultados mostram que a simulação é um produto
potencialmente significativo, pois frente a evolução média de acertos no quesrionário
pós-teste obteve-se 50% de questões acertadas a mais é possível dizer que muitas das
concepções alternativas presentes inicialmente nos estudantes foram superadas.Por se
tratar de um objeto de aprendizagem gratuito com considerável potencial pedagógico,
espera-se que este produto seja usado por professores e alunos, como alternativa para
aulas mais efetivas e prazerosas sobre leis de Newton aplicadas ao plano horizontal.