Banca de DEFESA: JOSE MARCOS DE SA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE MARCOS DE SA
DATA: 09/09/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência da UFRR
TÍTULO:

EXPERIMENTO DE DILATAÇÃO LINEAR DOS SÓLIDOS PARA AUXILIAR NO
ESTUDO DA TERMOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Experimento. Dilatômetro. Motivação. Termologia e aprendizagem
significativa.


PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

O presente trabalho, através da prática experimental, tem como meta contribuir com
o ensino e aprendizagem de fundamentos básicos em física envolvidos no estudo da
termologia. A pesquisa mostra a importância da motivação para a concepção da
aprendizagem, relatando algumas referências no âmbito da literatura. Como a
aprendizagem de física em geral apresenta deficiências, a pesquisa inicia-se fazendo
um levantamento bibliográfico neste contexto, para posterior embasamento,
destacando como tema principal a experimentação. No referencial teórico, o estudo
relata citações que norteiam o ensino experimental de física, conforme parâmetros
curriculares nacionais sobre a importância desse método. A aplicação da pesquisa,
embasa-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, na qual usa a
experimentação como ferramenta pedagógica, destacando ainda o papel do educador
no desenvolvimento da aprendizagem. A utilização de um dilatômetro na pesquisa
vem contribuir com o ensino e aprendizagem de fundamentos de física relacionados
à termologia, como exemplo, temperatura, calor, escalas termométricas, processos de
propagação de calor, capacidade térmica, calor específico, culminando no tema
principal que é a dilatação térmica linear. Também é mostrado um guia de montagem
de um dilatômetro, seu funcionamento, e com a descrição dos componentes,
estabelece-se um parâmetro para a comprovação da dilatação. A metodologia
caracteriza-se pelos métodos utilizados durante a aplicação da pesquisa, bem como,
a avaliação e discussão dos resultados. Os resultados alcançados baseiam-se na
análise dos questionários pré e pós-teste, aplicados após as aulas teóricas e
experimentais, evidenciando a contribuição para o processo de ensino e
aprendizagem. A conclusão da dissertação é observada durante a discussão de
aplicação do dilatômetro e, como consequência, na evolução da aprendizagem,
refletida através da absorção dos fundamentos teóricos da termologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1026819 - IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 19/08/2016 16:07
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5