Banca de DEFESA: VANICI PEREIRA MARTINS BARRETO

FÍSICA – CORRENTES DE FOUCAULT – LEI DE FARADAY – LEI DE LENZ

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Neste trabalho são apresentados conceitos e procedimentos experimentais com o objetivo de explanar importantes questões acerca do ensino da Física aos estudantes de ensino médio, bem como as dificuldades encontradas nesse contexto. Também será destacada a importância da experimentação no ensino da Física, levando em consideração uma abordagem experimental relacionada às Correntes de Foucault, que é o ponto principal deste Trabalho. Serão abordadas igualmente as Leis de Faraday e Lenz, como base para a compreensão do tema principal. É importante frisar que tais assuntos não são muito comuns aos estudantes de ensino médio, e também para muitos estudantes de graduação, por serem assuntos de difícil compreensão. Serão, portanto, colocadas questões do ponto de vista conceitual e prático, utilizando-se de teorias ligadas à tais questões, que comprovam a importância do estudo neste sentido. No que se refere ao procedimento experimental, será apresentado um roteiro que foi utilizado em classe, especificamente em duas situações: Uma quando os alunos não tiverem nenhum contato com a atividade experimental e outra quando os estudantes já tiverem algum tipo de contato com o experimento. A proposta, então, se pauta nas explanações teóricas acompanhadas da parte prática, onde a experimentação demonstra efetivamente de que forma as Correntes de Foucault são constatadas, em especial com o experimento denominado “Pêndulo Magnético” que relaciona o freio magnético, produto do presente trabalho.

Presidente - 1774374 - ELIEL ELEUTERIO FARIAS
Interno - 2278018 - ROBERTO CAMARA DE ARAUJO