Banca de DEFESA: DAMIÃO DE SOUZA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAMIÃO DE SOUZA CARVALHO
DATA: 30/08/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Vídeo Conferência da UFRR
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DO GERADOR ELETROSTÁTICO DE VAN DE GRAAFF, DE BAIXO
CUSTO, NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DA ELETROSTÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Gerador eletrostático. Material de baixo custo. Teoria da aprendiza-
gem. Experimentação. Eletrostática.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

Essa dissertação de Mestrado tem como principal objetivo o uso da prática experi-
mental, utilizando o gerador eletrostático, construído com material alternativo e de
baixo custo, como ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem dos conteúdos da
eletrostática. Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Jesus Nazareno de
Souza Cruz, com 44 alunos do terceiro ano do ensino médio. O intuito da dissertação foi
proporcionar um ensino atrativo, pautado no ato experimental, utilizando-o como meio
motivacional na assimilação dos saberes. A pesquisa aborda a revisão bibliográfica,
fazendo referência ao ensino da física e da prática pedagógica, bem como, faz uso da
teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, para justificar a importância
da atividade experimental. A aplicação do produto contribui significativamente para o
entendimento dos conceitos da eletrostática, tais como: carga elétrica, processos de
eletrização, condutores e isolantes, força elétrica, campo elétrico, energia potencial
elétrica, potencial elétrico, rigidez elétrica e poder das pontas. A pesquisa retrata a des-
crição dos componentes e montagem, o princípio básico do funcionamento do gerador
eletrostático, bem como a explicação do fenômeno ocorrido, e sua relação com a teoria
da aprendizagem, fazendo ainda uma referência das dificuldades encontradas no pro-
cedimento de montagem. A metodologia contempla os tipos de pesquisas envolvidos,
descrevendo ainda a aplicação do produto educacional. Essa aplicação envolve dois
questionários, denominados pré e pós-teste, esses questionários estabelecem o nível
de evolução da aprendizagem dos sujeitos envolvidos, demonstrado estatisticamente
através de gráficos. Após o registro da evolução na aprendizagem, estabelece uma
proposta didática, no intuito de contribuir com os educandos e educadores do terceiro
ano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2194293 - JOSEFA TEIXEIRA DE MENDONCA PACOBAHYBA
Notícia cadastrada em: 19/08/2016 17:28
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3