POSAGRO - DR PROG. DE POS-GRAD. EM AGRONOMIA - DOUTORADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA ISABEL GARCIA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ISABEL GARCIA RIBEIRO
DATA: 20/07/2021
LOCAL: https://join.skype.com/pIqmcE3tCRCU

MICROPROPAGAÇÃO: CONTROLE DE MICRORGANISMOS NA FASE DE ESTABELECIMENTO E INDUÇÃO DE CALOGÊNESE EM EXPLANTES DE CAÇARI (Myrciaria dubia (Kunth) McVaugh.)

Camu-camu. Cultura de tecidos. Desinfestação. Embriogênese somática.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Produção de Mudas

O caçari é uma frutífera nativa da Amazônia que possui grande potencial, devido as elevadas concentrações de ácido ascórbico que podem atingir 7.355, 20 mg.100g-1 de polpa, atualmente sendo considerada a fruta mais rica em vitamina C. Porém, por ser uma espécie ainda em domesticação, pouco se conhece sobre as características de propagação vegetativa em escala comercial. Dentre as técnicas de propagação clonal, a micropropagação destaca-se como uma das técnicas mais promissoras para propagação comercial em larga escala em curto espaço de tempo, Neste sentido, objetivou-se estabelecer um protocolo inicial de controle de microrganismos in vitro para e regeneração de explantes de caçari via embriogênese somática. O trabalho foi realizado no Laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa Roraima, foram conduzidos diferentes ensaios para o controle de fungos e bactéria: 1: Efeito da termoterapia em explantes de caçari no controle de microrganismos in vitro; 2: Desinfestação de explantes de caçari utilizando diferentes fungicidas e concentrações no controle de fungos; 3: Diferentes antibióticos e concentrações adicionados no meio de cultura no controle de bactérias in vitro em explantes de caçari e 4: Desinfestação dos explantes em meio de cultura líquido com diferentes antibióticos sob agitação orbital e inoculados em dois meios de cultura. Para regeneração, foi realizado experimento para indução de calogênese e avaliação do potencial embriogênico, testando diferentes meios de cultura (WPM, MS, JADS) e diferentes fontes de explantes (segmento caulinar, folha e semente). Como resultados, observou-se que a termoterapia, os fungicidas e antibióticos quando testados isoladamente, não contribuiram para um controle eficiente dos microrganismos. Entretanto, a desinfestação dos explantes sob agitação orbital com a combinação de diferentes produtos químicos (antibióticos combinados com fungicida Derosal®) permitiram resultados excelentes no controle de fungos e bactérias, principalmente, quando os mesmos foram inoculados em meio de cultura modificado. Portanto, as soluções contendo as combinações de estreptocimina + Derosal®; estreptomicina + Amoxilina + Derosal® e Benzil + estreptomicina + Derosal® mantendo em agitação orbital por 72h e o uso do meio modificado, apresentaram as menores percentuais de fungos e bactérias. Para a indução de calogênese, não houve interação entre o fator meio de cultura e fonte de explantes, sendo observada elevada formação de calos nos três meios de cultura testados. Maior formação de massa pró-embriogênica foi obtida quando utilizou-se segmentos caulinares e sementes. E o potencial embriogênico foi influenciado pelo meio MS independente da fonte de explante. Portanto, a correlação entre formação de calos e potencial embriogênico foi determinada pelo o meio MS.

Externo ao Programa - 100.287.546-38 - BÁRBARA NOGUEIRA SOUZA COSTA - UFLA
Interno - 006.965.779-33 - DANIEL AUGUSTO SCHURT - EMBRAPA