Estratégias de Valoração de Produtos Agroindustriais das Mulheres Rurais do Assentamento Nova Amazônia I de Roraima através do Registro de Marca Coletiva.
Mulheres Rurais; Agroindústria; Registro de Marca; Regulamento de Uso de Marca.
As transformações ocorridas no Brasil, no início do século XXI, conferiram um papel de destaque à classe trabalhadora do meio rural, à qual cabia apenas a venda da sua mão de obra. Os movimentos sociais do campo pautaram o Estado por políticas públicas, dentre as quais aquelas de fomento à produção, de agroindustrialização e comercialização. À época, evidenciava-se o lugar da classe trabalhadora rural, reconhecida em 2006 como uma categoria chamada de agricultura familiar, transformada em protagonista do desenvolvimento nacional. A partir deste movimento, a agricultura familiar passa a expandir os seus processos de produção, de agregação de valor aos seus produtos primários e modifica a dependência pela venda de insumos e matérias-primas, integrando-se a circuitos mais organizados de comercialização e garantindo, com isso, a elevação da renda das famílias. Contextualizando aqui o surgimento das agroindústrias da agricultura familiar, sejam implantadas de forma individual pelas próprias famílias ou através de associações e cooperativas. O objetivo deste trabalho é de caracterizar o potencial de valoração dos produtos agroindustriais das mulheres rurais do projeto de Assentamento Nova Amazônia em Roraima para pedido de registro de marca coletiva e desenvolvimento de regulamento do uso coletivo. O presente estudo contempla por meio de uma pesquisa exploratória, com levantamento de referencial teórico e elaboração de um diagnóstico participativo de uma Associação de mulheres rurais do Assentamento Nova Amazônia I de Boa Vista-RR, através de uma técnica chamada de “grupo focal” para coleta e análise de dados qualitativos. Espera-se que o regulamento e registro de marca sejam uma alternativa para agregação de valor aos produtos agroindustriais destas mulheres rurais para viabilizar a permanência das famílias no campo através da transformação do excedente da produção familiar em produtos inovadores.