Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYONIZE FELIX CORREIA DA SILVA

Carreira Docente; Produção científica; Universidade Federal de Roraima

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A produção científica dos docentes de uma universidade é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio das suas entidades vinculadas, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para recomendação e avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Este estudo visa mapear a produção científica e tecnológica dos docentes de carreira Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR) no período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, que utilizará os dados dos Currículos da plataforma Lattes para coleta dos dados. Espera-se identificar a produção científica e tecnológica dos docentes da UFRR, no último sexênio, além da qualidade destas produções (conceito Qualis). As análises parciais demonstraram que a média de produção docente da UFRR é de 6,5 no período analisado, totalizando uma produção docente por ano, considerável uma média regular. Ao final deste estudo, pretende-se apresentar dois produtos tecnológicos distintos: (1) relatório técnico conclusivo, com sugestões estratégicas para promoção de políticas de incentivo a pesquisa (divulgação das pesquisas em periódicos científicos de qualidade e com abrangência nacional e internacional), ampliação e, possivelmente, equilíbrio entre a produção científica docente na instituição e (2) artigo científico original.

Externo à Instituição - FABIULA MENEGUETE VIDES DA SILVA - UFAM
Interno - 1461490 - LUIZ ANTONIO MENDONCA ALVES DA COSTA