TELEATENDIMENTO NA TOMADA DE RECLAMATÓRIA DO JUS POSTULANDI: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA SEGURA NO COMBATE AO COVID-19, JUNTO AO TRT DA 11ª REGIÃO.
Teleatendimento; home-office; Contact Center; Covid-19.
A Justiça do Trabalho é definida como “o órgão do Poder Judiciário que tem o objetivo de solucionar e julgar conflitos decorrentes da relação de trabalho entre trabalhadores e empregadores”, segundo a descrição do TRT da 11ª Região. O Núcleo de Protocolo e de Distribuição dos Feitos de 1ª Instância de Boa Vista – RR, oferece o serviço de atermação, que consiste na ação do servidor público transcrever para o meio formal, a reclamação trabalhista apresentada pela parte não assistida por advogado, porém essa atividade era realizada unicamente de forma presencial, e foi afetada negativamente, diante da grande calamidade causada pela pandemia do COVID-19. A Anvisa e o Ministério da Saúde, instruíram e normatizaram medidas de segurança, na tentativa de combater o avanço do contágio da doença. Para minimizar os impactos dos prejuízos sofridos pelos cidadãos que utilizam esse serviço, pensou-se em novas metodologias para o atendimento público e para o retorno imediato das atividades, resguardando a saúde de todos os clientes e funcionários, por meio da implantação de sistemas de contact center para o teleatendimento e o trabalho em home-office.