Banca de DEFESA: LAYONIZE FELIX CORREIA DA SILVA

DATA: 17/12/2021
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/88355872006

Produtividade docente da Universidade Federal de Roraima

Carreira Docente. Produtividade científica. Produção Tecnológica. Instituição de Ensino Superior. Roraima

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A produção científica dos docentes de uma Universidade é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio das suas entidades vinculadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para recomendação e avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Este estudo mapeou a produção científica e tecnológica dos docentes de carreira Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR) no período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, baseado em dados secundários obtidos, majoritariamente, por meio da Plataforma Lattes. A partir da análise de 595 Currículos Lattes, verificou-se um total de 3755 produções científicas e tecnológicas no sexênio. As disparidade entre as produções científicas e tecnológicas foram evidenciadas, onde somente 0,3% da produção total foram referentes aos Ativos de Produção Intelectual. A média de produção por docente foi de 6,3 no sexênio. No entanto, foi identificada grande discrepância na média da produção científica entre os docentes, centros e departamentos. Destacou-se o crescimento de 167% de artigos publicados em periódicos A1, comparando dados de 2020 com 2015, o que impacta positivamente a instituição, pois amplia a sua visibilidade científica e demonstra a articulação de seus pesquisadores no contexto global. Este estudo apresentou dados e informações sobre a distribuição, evolução e classificação da produção científica e tecnológica dos docentes, de carreira Magistério Superior, da UFRR no sexênio 2015-2020. E por ser pioneiro na instituição, fornece dados pertinentes, que permitem uma compreensão sobre a dinâmica da produção intelectual dos docentes da instituição. Almeja-se que o estudo contribua com as políticas institucionais de promoção a pesquisa e à produção científica.

Externo à Instituição - EDUARDO MEIRELES - UNEMAT
Interno - 1344213 - ELISEU ADILSON SANDRI