Estratégias de Valoração de Produtos Agroindustriais das Mulheres Rurais do Assentamento Nova Amazônia I de Roraima através do Registro de Marca Coletiva.
Mulheres Rurais, Agroindústria, Registro de Marca, Regulamento de Uso de Marca.
Este estudo tem o objetivo apresentar estratégias para valoração da produção agroindustrial das mulheres rurais da Associação de Trabalhadores Rurais em Regime Familiar do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I – ASSTRF - PANA, com vistas a explorar características gerenciais para superação das limitações de acesso ao mercado dos produtos originários da agricultura familiar, bem como, descrever sobre a importância do registro de marca para a valoração dos produtos agroalimentares das mulheres rurais do projeto de Assentamento Nova Amazônia em Roraima, investigar através do diagnóstico participativo o potencial de valoração dos produtos das mulheres rurais do projeto de Assentamento Nova Amazônia em Roraima, além de desenvolver, coletivamente, a marca e seu regulamento de uso para os produtos agroindustrial das mulheres rurais. A metodologia adotada foi pesquisa exploratória à referenciais bibliográficos, fundamentos que norteassem a caracterização e os antecedentes da área de estudo de modo a contextualizar os antecedentes de inclusão produtiva da mulher na agricultura. O procedimento metodológico foi desenvolvido através de metodologia grupo focal, com a realização de reuniões coletivas com participação das mulheres da associação para observar e registrar as informações qualitativas. Culminando assim, na elaboração coletiva do regulamento que estabelece as condições de utilização da marca coletiva e a formalização do pedido de registro da marca coletiva de produtos do empreendimento agroindustrial das mulheres rurais. Espera-se que o regulamento e registro de marca sejam uma alternativa para agregação de valor aos produtos agroindustriais destas mulheres rurais para viabilizar a permanência das famílias no campo através da transformação do excedente da produção familiar em produtos aptos ao mercado.